IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Nomeação de Tourinho na Ufpa passou por articulação política no Senado Federal

Depois de mais de 100 dias da consulta feita a comunidade universitária, finalmente o presidente Bolsonaro nomeia o reitor da Ufpa

Finalmente chegou ao fim a espera pela definição de quem seria o reitor da Ufpa. Foi publicado no Diário da União dessa quinta-feira (14) a nomeação do professor doutor Emmanuel Tourinho para o cargo. A escolha de Tourinho pelo presidente Bolsonaro se deu em meio a pressões da comunidade universitária e a uma articulação política comandada pelo senador Paulo Rocha (PT) junto ao executivo federal.

Segundo o blog “Na ilharga”, pilotado por Jorge Amorim, “Paulo articulou com o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM) para que ele interferisse junto ao presidente Bolsonaro pela nomeação do reitor Tourinho. Davi, provavelmente de olho na sua reeleição para presidência da Casa, aceitou a missão e colocou a nomeação na conta de favores políticos devidos por Bolsonaro ao Senador Federal. A solicitação foi feita no início da semana passada em uma reunião entre Davi e Bolsonaro.

O senador Jader Barbalho (MDB) também fez pressão sobre Bolsonaro pela nomeação do mais votado da lista tríplice. O senador pemedebista protocolou um ofício direcionado ao presidente solicitando a nomeação.

Remando contra

Jorge Amorim também revelou no seu blog que “a demora na nomeação de Tourinho, que era para ter acontecido na sexta-feira (09), é atribuída a um suposto loby feito pelo outro senador do Pará, Zequinha Marinho (PSC), que queria a nomeação de um reitor pro-tempore.”

Desta articulação teriam participado os ex-reitores Carlos Manesck, Alex Fiuza de Melo e Seixas Lourenço.