A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (2), a operação Cabanagem, para combater ameaças de atentados contra agentes de segurança pública em quatro bairros de Belém. A concentração ocorreu no Quartel do Comando Geral. Foram cumpridos mandados de prisão e também ocorreram as operações Incursão, Ocupação e Saturação ao longo do dia, nos bairros do Tapanã, Tenoné, Paracuri e Parque-Guajará.
Além de equipes do 10° Batalhão (10° BPM) e do 24° Batalhão (24° BPM), que integram o CPC II, militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), vinculados ao Comando de Missões Especiais (CME), atuaram conjuntamente nas ações ostensivas e repressivas.
Nesta sexta,110 policiais militares, distribuídos em 34 viaturas e 34 motos, atuaram na operação conjunta, que culminou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas no Tapanã, na captura de um foragido da Justiça no Tenoné e na apreensão de uma arma de fogo em Icoaraci.
"A Polícia Militar tem feito grandes apreensões de drogas na capital e região metropolitana. Isso só nos motiva a intensificar as ações e seguir trabalhando com estratégia e Inteligência", disse o comandante do 10° BPM, tenente-coronel Hélio Moraes.
"A primeira ação policial, que é o cumprimento dos mandados de prisão, geralmente, acaba levando para outros casos maiores. Nos esconderijos dos apenados pela Justiça pode haver armas e drogas, daí a importância de contarmos com um efetivo reforçado para não sermos surpreendidos", frisou o comandante do 24° BPM, major Lima Neto.
"A Operação Cabanagem foi iniciada pelo serviço de inteligência do CPC II, por meio do levantamento de endereço de possíveis envolvidos em ameaças e atentados contra agentes de segurança ou de possíveis líderes de facções criminosas", detalhou o comandante do CPC II, coronel Sérgio Neves.
Resultados - No Tenoné, um homem de 25 anos, foragido do Sistema Penal, foi capturado no conjunto Bela Manuela. Ele ficará à disposição da Secretaria de Assuntos Penitenciários do Estado (Susipe). No Tapanã, três homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas dentro de um "laboratório da droga". No total, 224 papelotes de óxi (cocaína oxidada), 62 papelotes de cocaína em pó e 45 papelotes de maconha foram encontrados na casa onde estavam os suspeitos.
O local servia de esconderijo para um suspeito conhecido como "Bolo", foragido da Justiça, e que também foi capturado. Além do entorpecente, uma motocicleta sem documentação e dois rádios transmissores foram encontrados no local.
Em Icoaraci, no residencial Maracá, na estrada da Maracacuera, um suspeito conhecido como "Sapinho" desobedeceu a ordem de parada da PM e tentou atirar contra os policiais, mas acabou sendo alvejado e não resistiu aos ferimentos. Uma arma de fogo, do tipo caseira, que estava na posse do suspeito, foi apresentada na Seccional Urbana do distrito.
___________
Agência Pará
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11