IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Amazônia Viva: começa quarta fase da operação de combate ao desmatamento na Amazônia

Balanço das três fases aponta a apreensão de 3.175 m3 de madeira ilegal e a proteção de quase 100 mil hectares, área equivalente à cidade de Belém

Equipe da Força Estadual de Combate ao Desmatamento volta a campo nesta quarta-feira (23) em 15 municípios paraensesNesta quarta-feira (23), as equipes integradas da Força Estadual de Combate ao Desmatamento iniciam as incursões no interior do Estado, em pontos com atividades de desmatamento, mapeados por satélite.

A exemplo das outras fases, nesta quarta etapa, a Operação Amazônia Viva vai abranger 15 municípios e terá duração de 15 dias. As frentes de trabalho cobrem áreas estratégicas de Anapu, Uruará, Pacajá, Itaituba, São Félix do Xingu e Novo Progresso.

“Nossa idéia é manter uma presença constante do Estado nos lugares sensíveis, nos quais os crimes ambientais ocorrem com mais frequência. Por isso, nossa estratégia sempre é a de atuar na região dos 15 municípios com maiores índices de desmatamento”, explica o coordenador da Operação e diretor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustetabilidade (Semas), Rayrton Carneiro.

A operação faz parte do eixo de Comando e Controle, do Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Pará, com coordenação da Semas. As equipes que vão a campo, são formadas por policiais civis e militares, fiscais da Semas e do Corpo de Bombeiros.

A Amazônia Viva se demonstra eficiente nos resultados. Ainda na segunda fase, em julho, a operação conseguiu reduzir em quase 30% o desmatamento em áreas estaduais dentro do território paraense, se comparado ao mês de julho de 2019.

___________

Agência Pará