IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

PM inicia capacitação para uso do Fuzil 5,56mm

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Degec), iniciou no dia 1° de setembro a Capacitação de Tiro Policial para Uso do Fuzil Calibre 5,56 milímetros. Além do Centro de Treinamento da PM (CTPM), localizado no distrito de Outeiro, em Belém, as instruções para o manejo do armamento ocorrem em outros pólos no interior do Estado.

Voltado para todos os policiais militares, a capacitação vai alcançar, inicialmente, os soldados formados no Curso de Formação de Praças (CFP) 2017/2018. Além disso, o curso tem como objetivo principal habilitar os policiais militares no domínio de conhecimentos para uso, manuseio, condução e emprego do fuzil 5,56.

Ao todo, 1967 policiais militares distribuídos em 14 pólos e em turmas de 20 alunos, vão receber instruções práticas e teóricas para a utilização do armamento durante o patrulhamento ostensivo e preventivo. Somente no CTPM serão treinados 760 policiais que atuam na Região Metropolitana de Belém.

"Conforme orientação do comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior, nosso centro está sendo revitalizado para garantir a capacitação do policial militar em condições adequadas. Além disso, contamos com dois estande de tiro, sendo um deles, para armas curtas e outro estruturado especialmente para armas longas", explicou o comandante do CTPM, tenente-coronel Júlio Ferreira.

"A Polícia Militar tem o compromisso de capacitar policiais para atuarem com o Fuzil 5,56mm na atividade-fim. O armamento substituiu há pouco tempo a carabina do tipo Magal, calibre .30mm, sendo assim, muitos graduados também serão convocados para fazerem o treinamento em outro momento", frisou o diretor da DEGEG, coronel Renato Dummont.

Tiro com Fuzil 5,56mm - Com carga horária total de 20 horas, o curso está sendo realizado em dois dias. No primeiro, os policiais passam por uma bateria de instruções teóricas como montagem, desmontagem e solução de panes comuns, por exemplo. No segundo e último dia, os participantes utilizam as técnicas apreendidas para a realização de disparos. Cada um deles poderá realizar até 30 disparos.

___________

Agência Pará