IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Belém registrou chuva de 44 mm nesta quinta-feira à noite, a maior de agosto

Tempo deve continuar quente, alternando céu claro com chuvas espaçadas, à tarde ou à noite, informa Coordenação de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) 

Imagem analisada pela Hidrometeorologia da Semas nesta quinta-feira (27) quando Belém registrou a maior chuva do mês de agostoA capital paraense registrou duas horas de forte chuva ininterrupta na noite desta quinta-feira (28), a maior registrada no mês de agosto. O sistema de monitoramento pluviométrico da estação automática de Belém registrou 44 milímetros, um volume considerado alto para este período seco, explica o coordenador de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Saulo Carvalho.

“São pancadas de chuva isoladas, mas intensas. Isso pode persistir até novembro, mas com chuvas de volume menor em torno de 30 ou 35 mm no máximo. Além disso, podemos ter trovoadas e rajadas de vento”, acrescenta o meteorologista.

Nesta quinta-feira, o céu já dava sinais de chuva forte desde o início da noite, com um tom cinzento e nuvens carregadas, mas foi perto das 21h, quase que pontualmente, que o toró caiu com força total.

A previsão do tempo já tinha anunciado as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite. Ao longo do dia a temperatura variou com máxima de 33 e mínima de 23 graus. A umidade relativa do ar, que é a concentração de vapor de água no ar, alcançou a máxima de 95% e a mínima de 50%.

“O tempo deve continuar quente, alternando céu claro com essas chuvas mais espaçadas, que podem ocorrer à tarde ou à noite. Aquele tempo encoberto constantemente com nuvens carregadas, só deve se estabelecer na segunda quinzena de dezembro”, explica Saulo Carvalho, da Semas. 

___________

Agência Pará