IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Força-tarefa fecha praia do Atalaia em Salinas cumprindo decreto municipal

O decreto municipal, entre outras medidas, proíbe som automotivo nas praias e a permanência de banhistas além das 19h

Neste final de semana, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) coordenou uma força-tarefa  para ordenar de forma coordenada o fechamento da praia do Atalaia em Salinas, um dos destinos mais procurados durante o veraneio dos paraenses. 

A ação faz parte da operação integrada "Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade" que tem por objetivo garantir a tranquilidade aos veranistas e dar cumprimento aos decretos municipais definidos pelos municípios do Estado em combate a pandemia da Covid-19.

O decreto municipal, entre as determinações, mantém o distanciamento social e a higienização com álcool 70% nos estabelecimentos comerciais e ainda o impedimento de som automotivo nas praias e a permanência dos banhistas além do horário permitido, que é de 7h às 19h. 

Os órgãos do Sistema de Segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento dê Trânsito (DETRAN) prestaram apoio a determinação municipal, e de forma reunida fizeram a retirada dos veranistas no horário determinado para preservar a saúde e tranquilidade dos frequentadores como explica o coordenador Operacional da Segup, coronel Helton Moraes. 

“A união entre as forças de segurança atuou de forma muito positiva na execução da operação, pois foi de extrema importância para que pudéssemos dar cumprimento ao decreto onde se impede a utilização de som automotivo e a permanência dos banhistas fora do horário pré-estabelecido”, afirmou o coronel.

Por meio de viaturas e integração entre os agentes de segurança, foram realizadas abordagens de orientação e prevenção afim de inibir reações de resistência da população.

“Nossa estratégia mostrou que o Estado tem ações táticas para poder realizar essa evacuação da praia de forma ordenada e pacífica. A ação foi para beneficiar a todos os frequentadores e garantir a segurança e a tranquilidade com responsabilidade e saúde à população”, reforçou o coronel.

Balanço - Durante o sexta-feira (24) e o sábado (25)  foram feitas apenas duas conduções  por resistência e desobediaencia a ordem na praia do Atalaia.

Verão 2020 – A operação “Verão Mais Seguro” conta com um efetivo de 3.546 agentes de segurança, distribuídos em 40 localidades do estado. A operação ocorrerá até o dia 3 de agosto.

___________

Agência Pará