IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Fiscalização garante lazer com segurança em estabelecimentos do Combu

Objetivo foi coibir o funcionamento irregular de estabelecimentos na ilha

A Operação Prevenção Combu encerrou neste domingo (19) a primeira parte das ações de conscientização, fiscalização e orientação na ilha, localizada na orla fluvial de Belém. Os órgãos de segurança, de forma integrada, atuaram para coibir o funcionamento de bares e restaurantes com documentação irregular. A ação faz parte da Operação Verão 2020, que visa garantir segurança com responsabilidade à população paraense.

Ao todo, 70 agentes participaram da ação, de sexta-feira (17) a domingo (19). Entre os órgãos que atuaram na ilha, estiveram o Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), as duas pertencentes à Polícia Civil, Companhia Independente de Polícia Fluvial  (CIPIFlu), da Polícia Militar, além da Guarda Municipal e Ordem Pública.

“Encerramos a primeira parte da mobilização da força-tarefa voltada para a área do Combu com saldos positivos. Desde sexta-feira (17), estamos atuando na fiscalização dos bares e restaurantes que ficam nas ilhas da região. O resultado foi muito satisfatório, pois iniciamos a incursão das equipes com orientações, seguindo com as ações integradas dos órgãos de segurança que agiram na fiscalização, coibindo e orientando os estabelecimentos para que possam atuar de forma regular no local”, disse o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga.

“Terminamos o fim de semana sem acidentes e com a segurança devida aos turistas e frequentadores que buscam a localidade para lazer e entretenimento com as famílias”, continuou. Apenas quatro estabelecimentos obtiveram permissão para funcionar durante este fim de semana na ilha. Os demais foram fechados e orientados a legalizar a documentação necessária para o funcionamento regular.

Atividades - No sábado (18), dois estabelecimentos descumpriram as recomendações e foram devidamente fechados. No domingo (19), três locais iniciaram as atividades, mas também foram fechados por irregularidades. 

Foi feito ainda um procedimento criminal por risco à segurança da navegação. Um condutor de jet-ski foi autuado por embriaguez e encaminhado ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) para perícia. Agentes da Companhia de Polícia Militar mantêm a fiscalização na localidade para acompanhar o fechamento dos bares e restaurantes que funcionam até as 19h do domingo. Durante a semana, as ações continuam com as patrulhas de rotinas na região.

__________

Agência Pará