IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Obras da Nova BR-316 têm novo cronograma de trabalho

Governador Helder Barbalho acompanhou nesta terça os serviços executados pelo Estado na rodovia

Helder visitou as obras ao lado do diretor do NGTM, Eduardo Ribeiro, e do presidente da Alepa, Daniel SantosEm visita às obras da Nova BR-316, na manhã desta terça-feira (7), o governador Helder Barbalho anunciou que o novo cronograma de execução dos trabalhos deve se estender até o ano que vem. O chefe do executivo estadual explicou que a mudança foi necessária devido ao cenário da pandemia provocada pelo novo coronavírus e que afetou diretamente o ritmo dos serviços.

“Trabalhamos no sentido de estarmos com o centro de operações pronto em março do ano que vem, viaduto e terminais de integração em julho e todas as obras em conclusão ainda até o final de 2021. Portanto, essas obras são fundamentais para a reorganização do transporte coletivo e da vida das pessoas que trafegam na região metropolitana. Por isso, estamos focados, inclusive, para recuperar o tempo perdido por conta da pandemia, das necessidades de diminuição do ritmo e, por isso agora, é acelerar para aproveitar o verão e trabalhar para que essas obras fiquem logo prontas” - governador Helder Barbalho.

O chefe do executivo falou da importância e necessidade da nova rodovia, que, segundo ele, requalifica toda a estrutura do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belém, como também permite uma nova condição de tráfego na BR e nos municípios que estão envolvidos diretamente.

"A partir do terminal de ônibus municipal e intermunicipal em Marituba e em Ananindeua, as obras do viaduto que estão sendo executadas, a interligação com o centro de Ananindeua, através do Guajará e Cidade Nova, não necessitando apenas do viaduto do Coqueiro para a intersecção com a área urbana da cidade e, claro, chegando até Belém, já que este transporte do BRT estará interligando até a capital”, reforça Helder.

Ajustes

As obras contam com 78% de financiamento da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que acompanha mensalmente o avanço e etapas dos serviços. De acordo com o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), engenheiro Eduardo Ribeiro, o Governo também tem sido transparente quanto à situação da pandemia no Estado e seus prejuízos.

“Os últimos três meses foram bastante afetados pela pandemia. A cadeia produtiva também foi penalizada e ainda não houve normalização disso. Então, diante de um cenário de incertezas, houve uma sugestão da Jica para que o Governo solicitasse uma prorrogação do contrato de financiamento e das obras”, esclarece Ribeiro.

Obras civis e viárias estão avançando. As próximas etapas são serviços de drenagem e pavimentaçãoAinda segundo ele, as obras civis e viárias estão avançando. As próximas etapas são serviços de drenagem e pavimentação. “Também estamos pedindo a prorrogação do contrato com a Jica para execução de obras que não estavam previstas no contrato, que são os viadutos na Alça Viária e Independência, além de outras complementares para melhorar a eficiência do sistema”, afirma Eduardo Ribeiro.

Para atender a população usuária do transporte coletivo na RMB, os sistemas BRT Metropolitano e Belém serão futuramente integrados. Com isso, pequenos ajustes deverão ser feitos na avenida Almirante Barroso para que haja melhorias no sistema, a fim de atender a demanda dos moradores de Ananindeua e Marituba.

Todo o andamento do projeto que está sendo executado e que futuramente entrará em operação está sendo acompanhado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). De acordo com o presidente da Casa, deputado Daniel Santos, uma comissão fiscaliza a execução orçamentária e os prazos das obras na região.

“Sem dúvida, é uma obra extremamente importante para toda a Região Metropolitana de Belém, que vai facilitar o tráfego de pessoas, de ônibus e de todos aqueles que precisam se locomover na nossa região. Em Ananindeua, por exemplo, que só possui uma via de acesso praticamente, a partir dessa obra, teremos outra via que é a interligação da BR com o Guajará, através da avenida Ananin, facilitando a vida dos moradores”, avalia o parlamentar.

Emprego

Atualmente, em torno de 900 postos de trabalho diretos e indiretos são gerados nas obras do Governo, que dá prioridade aos trabalhadores que moram na região metropolitana e que também serão beneficiados com a conclusão dos trabalhos.

__________

Agência Pará