O governador Helder Barbalho durante a inspeção às obras ao Terminal Hidroviário de SantarémEm visita às obras do Terminal Hidroviário de Passageiros de Cargas de Santarém, no oeste do Pará, na tarde desta segunda-feira (22), o governador Helder Barbalho constatou que 70% das obras já estão concluídas, devendo ser entregues em dezembro deste ano, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O Terminal Hidroviário de Santarém já é considerado o mais moderno do Brasil.
“O Terminal é uma estratégia para fortalecer a atividade do turismo e uma maneira de reconhecer a importância dos rios para a integração dos municípios da região Oeste. Com este terminal hidroviário, Santarém e toda a região passam a ganhar e agregar uma estrutura totalmente preparada para recepcionar as embarcações do dia a dia, seja de cargas ou passageiros, como também incrementar operações internacionais com transatlânticos”, destacou o governador durante a agenda de trabalho na região.
Quando for finalizado, o espaço terá 3.600 metros quadrados de área construída, 16 guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, sistema de climatização, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, farmácia, três lanchonetes e restaurante. A sala de espera vai contar com 1.205 cadeiras e rede wi-fi gratuita. Haverá, ainda, espaços para instalação de lojas e quiosques, e salas para órgãos de segurança e justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). Já o terminal de cargas terá um galpão com mais de 6 mil metros quadrados.
Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço terá rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers, para atraque das embarcações. Na área externa, vai dispor de estacionamento com 5.800 metros quadrados e vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus.
O Terminal Hidroviário de Santarém já é considerado o mais moderno do BrasilA obra em Santarém já proporcionou a criação de 700 empregos diretos e 150 indiretos. Quando for inaugurado, a expectativa é que gere cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos.
Integração - “É uma obra que representa um avanço grande para a região. O Terminal de Santarém vai se integrar aos outros já em operação, entregues pelo Governo do Estado. Em julho, vamos entregar o Terminal Hidroviário de Santana do Tapará, além das obras de Almeirim, que vamos entregar em setembro”, completou Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará.
Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, as obras do Terminal Hidroviário e os demais investimentos do governo estadual na região são presentes para o município, que completa hoje 359 anos de fundação. “No dia do aniversário de Santarém, o governador visita obras importantes como o Ginásio Poliesportivo e Terminal Hidroviário, e também faz anúncios de outros investimentos, como a urbanização da Avenida Tapajós e o prolongamento da Avenida Moaçara, importante via de acesso, que vai ligar a BR-163 (Cuiabá-Santarém) com a PA (PA-457) que vai em direção a Alter do Chão”, disse Nélio Aguiar.
__________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05