IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Investigação Federal em curso sobre morte de líder indígena no Pará

Polícia Federal apura circunstâncias da morte de líder Arara após discurso na ONU

Altamira (PA) - A Polícia Federal (PF) está investigando a morte de Tymbektodem Arara, líder indígena da Terra Indígena Cachoeira Seca, localizada a 250 km de Altamira, no Pará. O indígena foi encontrado sem vida em um rio da região semanas depois de fazer um pronunciamento na Organização das Nações Unidas (ONU), onde denunciou a invasão de seu território por madeireiros ilegais.

A morte de Tymbektodem foi confirmada no dia 14, após seu discurso proferido na ONU em 28 de setembro. Na ocasião, ele evidenciou os conflitos enfrentados pela sua comunidade, que permaneceu isolada por anos, com a demarcação de suas terras só acontecendo em 2016, três décadas após o primeiro contato com não indígenas.

Com a abertura das investigações, a PF busca esclarecer as reais causas do falecimento, trabalhando com a hipótese de afogamento. Examina-se se o ocorrido foi um acidente ou um ato intencional. Há relatos conflitantes sobre o incidente, incluindo a possibilidade de Tymbektodem ter pulado no rio sob influência do álcool ou ter sido forçado a entrar na água.

As autoridades também estão levando em conta as ameaças sofridas pelo líder indígena após sua aparição na ONU, que exigiram a proteção da Força Nacional. A investigação em andamento visa lançar luz sobre esse trágico evento e suas ligações com o ativismo de Tymbektodem pela defesa de seu povo e território.