IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Estado amplia em 70% número de viaturas empregadas na RMB

Enquanto os registros de crimes violentos diminuem, o número de viaturas policiais é maior para garantir a segurança nas vias da Região Metropolitana de Belém (RMB). Na operação Overlord, deflagrada pela Polícia Militar nesta sexta-feira (19), houve o acréscimo de 70% de carros e motos empregadas e cadastradas no Centro Integrado de Operações (Ciop), em relação à gestão anterior. Foram usados 587 veículos (364 quatro rodas e 223 duas rodas). Houve, também, o emprego do canil, cavalaria e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O objetivo da operação é fortalecer as ações de segurança, nos horários e locais apontados como de maior vulnerabilidade. A operação ocorre, simultaneamente em diversos bairros da RMB. Os pontos de concentração foram a Praça da Bandeira, no bairro da Campina; a estação do BRT e a sede do  Quartel do Comando-Geral da PM, ambos na Avenida Augusto Montenegro, e o ginásio Abacatão, em Ananindeua.

Mais que número, o emprego ampliado de veículos na segurança pública representa mais policiais fazendo rondas, atendendo ocorrências e agindo preventivamente e com repressão, quando necessário, em locais de difícil acesso, principalmente. Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, isso representa um marco da atual gestão. "Dessa vez, estamos superando nossos próprios recordes. Em operação anterior havíamos empregados 499 veículos, e agora foram quase 100 a mais”, comparou.

Resultado

O secretário disse que há muito a comemorar, mas muita coisa a se fazer também. “A gente tem um reconhecimento, em especial a tropa da PM, pois temos a plena convicção de que, sem esse trabalho, sem o Polícia Mais Forte, não seria possível alcançar as reduções que temos conseguido, chegando a ser o segundo Estado que mais reduziu a criminalidade violenta, como aponta o monitor da violência do (portal) G1", ressaltou.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior, o esforço converge para proteger, cada vez mais, a população. "Com esse reforço otimizamos o efetivo, usamos o pessoal de folga, com pagamento de jornada extraordinária, e somamos o efetivo do policiamento ordinário, tanto das tropas convencionais quanto especiais. A gente bateu hoje o recorde de viaturas para trazer a paz social para a população, de maneira especial para a Região Metropolitana", finalizou.

__________

Agência Pará