IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Trânsito no Dia de Finados no entorno dos cemitérios de Belém foi tranquilo

O movimento no acesso aos cemitérios Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia, foi intenso, mas tranquilo e com trânsito organizado na manhã dessa quarta-feira, 2.

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), montou esquema especial para garantir a organização e orientação no trânsito, a fluidez e segurança viária dos visitantes, durante todo o período de visitação aos cemitérios, neste feriado de Finados. 

São Jorge - Desde cedo, a movimentação foi intensa no cemitério São Jorge, na Marambaia. Porém, dentro da tranquilidade. Apesar do grande fluxo de veículos e movimentação de pedestres na travessia para o cemitério, não houve necessidade de interditar a Rua da Mata.

Até o final da tarde, agentes da Semob estarão na área orientando o trânsito, garantindo a fluidez e a segurança viária dos visitantes, inclusive na travessia na faixa de pedestre para acessar o cemitério.

Santa Izabel - Já no Guamá, no acesso ao Cemitério Santa Izabel, a avenida José Bonifácio está interditada parcialmente e com sentido único em direção a São Brás. 

Agentes de trânsito se posicionaram com viaturas nas esquinas das ruas dos Caripunas e Paes e Souza. Apenas veículos pequenos podiam transitar no trecho. Foi retirado o fluxo de ônibus para permitir o trânsito de pedestres com tranquilidade. 

Desvios - As linhas de ônibus foram desviadas temporariamente. No sentido centro-bairro, os ônibus seguem direto na travessa Castelo Branco e dobram na Silva Castro e José Bonifácio, e então a destino. No sentido bairro-centro, os ônibus vêm da José Bonifácio e dobram na rua Paes e Souza, ao lado do cemitério. 

Segurança - Para garantir a interdição parcial, o sentido único e retirada do fluxo de ônibus da José Bonifácio, em frente ao cemitério do Guamá, uma viatura foi disposta na esquina da rua dos Caripunas e outra, na rua Paes e Souza, organizando o fluxo de veículos trafegando em frente ao cemitério. É que foi grande a quantidade de pessoas transitando no trecho para acessar o cemitério,  principalmente na esquina da rua Paes e Souza, onde a movimentação de veículos e pedestres é mais intensa. 

 “Nos sentimos seguros para atravessar na faixa, pois os agentes de trânsito estavam nos auxiliando na travessia. Tem Semob na área, então tem segurança”, comentou a servidora pública Mônica Rego, na saída do cemitério. Ela e o marido foram visitar os túmulos dos pais e do filho dela. “Hoje o dia é de lembranças, reflexão e de saudade. Só Deus para acalmar nossos corações ”, pontuou. 

Efetivo - Para garantir esse trabalho, dentro da Operação Finados, a Semob mobilizou um total 28 agentes de trânsito, de forma escalonada, 18 de manhã  e 10 à tarde, mais sete viaturas e duas motos. No cemitério do Tapanã, uma viatura em ronda.

No trabalho de orientação nos locais, houve desvios de linhas de ônibus, no entorno do cemitério Santa Izabel, e a Semob mobilizou uma equipe de quatro agentes de transporte para apoiar.

___

Ag. Belém