Os cemitérios municipais de Belém estão sendo preparados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), para o Dia de Finados, que será na próxima quarta-feira, 2 de novembro. Os serviços de limpeza, roçagem e retirada de entulhos estão sendo intensificados há mais de 30 dias para receber os visitantes durante o feriado religioso.
Nos dois cemitérios que são administrados pela Seurb, o São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, e o Santa Izabel, no bairro do Guamá, a Operação Finados intensificou os trabalhos para receber os visitantes, que tradicionalmente vão prestar homenagens e orações aos familiares falecidos.
Os serviços são feitos por mutirões de trabalhadores dedicados, que intensificam a limpeza dos cemitérios municipais para as datas comemorativas, que é quando a quantidade de visitas aumenta, como explica o diretor Departamento de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias.
"O objetivo de todo o trabalho realizado é oferecer mais conforto aos visitantes que vão aos cemitérios no Dia de Finados homenagear a memória de seus familiares e amigos falecidos. Esse ano, a expectativa é receber aproximadamente 10 mil pessoas no Cemitério São Jorge e 20 mil pessoas no Santa Izabel’’, informa o diretor.
Para Adelson Brito, de 44 anos, que trabalha na Associação Pólo Produtivo Pará-Fábrica Esperança, a tarefa é gratificante. "Muita gente não dão crédito para isso, mas quando a gente vê as pessoas vindo visitar os seus entes queridos que já se foram, vemos a emoção e o sentimento que as pessoas têm e isso é muito gratificante para todos nós, que fazemos esse trabalho’’, contou com orgulho.
A aposentada Margarida Melo, de 75 anos, resolveu antecipar a visita ao túmulo de seus familiares sepultados no cemitério Santa Izabel e elogiou as melhorias no local. ‘’Estou retornando aqui depois da pandemia e acho importante nessas datas comemorativas vermos o cemitério mais bonito. Fico mais tranquila vendo tudo mais limpo ao vir visitar’’, comentou.
Além dos serviços de limpeza para o feriado, a Prefeitura também acelera os trabalhos da obra de recuperação da calçada, que fica em frente ao Cemitério São Jorge. O muro do local que foi derrubado com a queda de árvores, também será recomposto e pintado. A expectativa é que até o Dia de Finados tudo esteja finalizado para receber os visitantes.
A vendedora de flores, Felicidade Margalho, 62 anos, trabalha em frente ao cemitério há mais de 20 anos e diz que os serviços contribuem para o aumento de lucro dos trabalhadores durante esse período. "O cemitério estando limpo dá mais visitantes e melhora a nossa venda. A calçada que vai ser reformada vai melhorar ainda mais, pois jogam muito lixo aqui e vão parar. Os ônibus da funerária vão poder encostar na calçada e isso melhora o nosso movimento’’, garantiu.
Além das ações de limpeza antecipadas, uma operação conjunta será realizada no Dia de Finados com a Organização Pública da Seurb, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Militar e Secretaria Municipal de Economia, para intensificar o ordenamento do trânsito, organização dos ambulantes e a segurança dentro e fora dos cemitérios.
• Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia: Terça-feira (01/11): 07h às 16h e Quarta-feira (02/11): 07h às 16h.
• Cemitério Santa Izabel: avenida José Bonifácio, bairro Guamá: Terça-feira (01/11): 07h às 16h e Quarta-feira (02/11): 07h às 16h.
___
Ag. Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11