IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Doca de Souza Franco recebe novidades na iluminação decorativa do Círio

A estrutura luminosa da imagem de Nossa Senhora que está sendo montada na Doca será maior que a de 2021 e terá 27 metros de altura, 11,60 de largura e estará novamente em cima de um dispositivo rotacional

‘’Para mim, é uma emoção muito grande, pois trabalho há cinco anos nessa obra e sinto uma realização imensa participar todos os anos de um projeto grandioso como esse, que é montar a imagem luminosa de Nossa Senhora de Nazaré’’, conta emocionado Mário Paixão, de 65 anos, chefe do setor de montagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na Av. Visconde de Souza Franco (Doca). 

Neste ano, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), oferece várias novidades na iluminação decorativa do Círio 2022, que acontece no segundo domingo de outubro. Uma delas diz respeito à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que está maior se comparada ao ano passado.

Neste ano, a estrutura possui 27 metros de altura, 11,60 de largura e permanecerá, novamente, montada em cima de um dispositivo rotacional. Milhares de led irão destacar os símbolos da estrutura, dando forma ao manto. 

Os postes da avenida também recebem a tradicional iluminação, com símbolos de estrelas, arabesco e imagem peregrina. No canal, serão instalados elementos luminosos em formato de árvores, barcos, fitas e romeiros que vão se posicionar como se estivessem navegando em direção à imagem.

O famoso túnel luminoso, que ficava na Praça Santuário, será deslocado para o local, permitindo que mais pessoas tenham acesso à iluminação.

‘’A decoração da avenida será totalmente moderna, feita em led. A tradicional imagem de Nossa Senhora de Nazaré fará um giro de 360°. O túnel vai fazer uma viagem histórica do Círio, com o tapete transparente onde todos vão ver imagens dos cartazes dos círios anteriores. Tudo pensado com muito carinho para receber esta data tão especial que está chegando’’, explica o secretário da Urbanismo, Deivison Alves.

Novidades - Outra novidade para este ano é a réplica da fachada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que será montada na avenida. A estrutura é de madeira e será completamente iluminada, além de contar com uma porta ao meio, para dar acesso ao túnel.

A Seurb quer surpreender a população de Belém apresentando também elementos luminosos que imitam a corda do Círio, os quais serão instalados nos postes ao redor do canal da Doca. 

Profissionais - Vários profissionais estão trabalhando na estrutura, incluindo marceneiros, pintores e eletricistas. Entre eles, Nagel Freire, de 45 anos, que relata com orgulho como se sente realizado ao trabalhar em uma obra que é novidade na Iluminação do Círio.

‘’Para mim é uma realização pessoal trabalhar nessa obra pela primeira vez. A minha família está orgulhosa e ansiosa para ver o resultado. O valor é mais que profissional, estou emocionado em poder participar de uma obra dessas’’, ressalta o trabalhador.

Expectativa - As equipes que estão trabalhando no local têm despertado a curiosidade dos moradores e frequentadores da Doca e aguardam ansiosos pela inauguração da iluminação.

"As pessoas sempre passam por aqui e querem saber o que é, pra que é, quando vai ser inaugurado. Geralmente quando começamos a montagem, alguém super curioso para o carro e pergunta, aí a gente explica sobre a estrutura’’, relata Nagel. 

Mário Paixão também conta que as pessoas passam impressionadas e ansiosas pela inauguração da imagem de nossa senhora. ‘’Muitos estão chegando e batendo foto, principalmente à noite, quando estamos realizando os testes de iluminação. A expectativa é muito grande de todos que passam por aqui’’, finaliza. 

Belém iluminada - As equipes seguem a todo vapor com os trabalhos de montagem em vários bairros de Belém. São meses de dedicação e planejamento da Secretaria de Urbanismo, como detalha Felix Negrão, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Seurb.

"O ano de 2022 será muito especial para os moradores de Belém. É o ano que vamos ter a procissão de volta às ruas, por isso,  a Prefeitura pensou em algo muito especial para ser apresentado para toda Belém e aos turistas que visitam a cidade neste período. Tudo está sendo desenvolvido com muito carinho para abrilhantar esta festa gigante e contribuir com o encanto da nossa cidade’’, conclui o Felix Negrão. 

A previsão é de que a iluminação da Doca seja inaugurada no dia 05 do próximo mês de outubro, com uma programação especial realizada pela Prefeitura de Belém dedicada ao povo paraense. 

___

Ag. Belém