IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Quase mil famílias receberam as chaves da casa própria no Maracacuera I e II

O início de uma nova vida. O tão esperado dia de receber a chave da casa própria se tornou realidade para 960 famílias, na manhã desta quinta-feira, 21, e que agora podem chamar de lar.

"Hoje tenho a oportunidade de estar aqui comemorando esse momento especial. Estou muito emocionado porque é um sonho de cada ser humano ter o seu cantinho pra chamar de seu lar. A gente já viveu um momento difícil que é a pandemia e hoje vivemos um momento muito especial e gratificante, não só pra mim, mas pra todas as 960 famílias", contou emocionado o cadeirante Alexandre Jardim, 37 anos.

Ele, que passou seis anos esperando sua casa e nesta quinta-feira recebeu a chave do seu apartamento das mãos do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Alexandre e mais outras 959 chefes de família  foram contempladoss com apartamentos nos residenciais Viver Maracacuera I e Maracacuera II, no distrito de Icoaraci. 

Antes de ter o apartamento na residencial Maracacuera, Alexandre morava na sala da casa da mãe, "não era uma casa adpatada e foi uma casa que me deu o conforto mínimo pra estar com minha mãe. Eu agradeço muito ao prefeito e ao secretário", afirmou.

Compromisso com a população de Belém

O prefeito Edmilson Rodrigues parabenizou as famílias por não terem perdido esperança. "Sabemos que é difícil ser feliz se não tivermos onde dormir sossegado, com segurança e abrigar os nossos filhos", afirmou.

Ele ressaltou que ter um teto próprio é o sonho de cada família. "Para nós que governamos com esse compromisso de melhorar a vida do povo, esse momento é muito importante", afirmou o prefeito.

Estrutura digna - Os residenciais Maracacuera I e Maracacuera II dispõem de 480 apartamentos cada um, distribuídos em 30 blocos, sendo 40 apartamentos adaptados para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Os imóveis contam com dois quartos, cozinha, sala, banheiro social e área de serviço. Os condomínios incluem praças poliesportivas, áreas de lazer infantil, áreas de convivência e estacionamento.

Nova vida  e sonho realizado

A aposentada, Aurelinda de Araújo Barros, 75 anos, está em tratamento contra câncer de pele e ficou emocionada ao receber a chave de seu imóvel. "Agora vou ter meu cantinho, vou poder ficar em paz e poder cuidar da minha saúde sem a preocupação de aluguel ou morar na casa dos outros", comemorou.

Durante a entrega das chaves, a manicure Leide Almeida, 27 anos, com a pequena Ayla Sophia, 3 anos, no colo, disse estar feliz por saber que a filha terá a casa para brincar. Ela morava de aluguel no bairro do Tenoné.

"É uma emoção muito grande conquistar o sonho de ter a casa própria para a minha filha. Hoje nós vamos para a nossa casa e vamos nos manter melhor porque quem mora de aluguel não é facil", contou Leide.

Antes de pegar a chave de seu lar, a dona de casa, Jaciara Santiago Palmiro, 63 anos,  celebrou a conquista dançando."Estou muito feliz, pois hoje é um dia grande porque eu alcancei uma graça. Quem me deu, em primeiro lugar o meu canto foi Deus e minha mãe Nossa Senhora de Nazaré, e eu tô comemorando e aproveitando esse dia", contou Jaciara, super feliz com a conquista da casa própria.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a entrega das moradias ocorre cerca de quatro anos após o início das obras, orçadas em aproximadamente R$ 80 milhões, em recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, hoje Casa Verde e Amarela.

Os beneficiários assinaram os contratos nas últimas segunda,18 e terça-feira,19, em uma solenidade na praça do Povo, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), que contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, entre outras autoridades.

Os beneficiários são de famílias vulneráveis, com renda de até R$ 1.8 mil. Eles passaram por um rigoroso processo de seleção, coordenado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para garantir o atendimento de quem mais precisa, de acordo com os requisitos do programa habitacional.

O secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, explica que o processo de retomada da obra não foi nada fácil. Assim que assumiu a gestão, foi realizada consulta à Caixa Econômica e após conseguir os ajustes no processo, por determinação do prefeito Edmilson Rodrigues, foi realizado sorteio das famílias cadastradas, colocando a habitação como prioridade.

Moraes informou, que além de entregar nessta quinta-feira, quase mil unidades habitacionais, a Sehab retoma as obras do Viver Outeiro, Viver Mosqueiro, Vila da Barca, Newton Miranda e Portal da Amazônia. "Durante a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues nós vamos devolver à  população dignidade e direito de morar", assegurou.

Infraestrutura 

Além do direito à casa própria realizado, as famílias beneficiadas contam com obras na Estrada do Maracacuera e renovação da iluminação pública. A Prefeitura de Belém, por meio da Sehab, também solicitou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) reforço no sistema de transporte que atende a área.

Desde a última segunda-feira,18, equipes da Equatorial Energia e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prestam atendimento às famílias contempladas, para agilizar as ligações de energia elétrica e de água no nome dos beneficiários de cada um dos 960 apartamentos.

_________________

Joyce Assunção | Ag. Belém