IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Mais de mil pessoas saíram pelo terminal da linha Mosqueiro/São Brás na manhã desta quinta,16

Desde cedo, um pouco antes das 7 horas, as pessoas começaram a chegar no terminal de linha em São Brás. Prevendo uma grande demanda para o feriadão de Corpus Christi, a Semob reforçou a frota operacional da linha Mosqueiro-São Brás  para atender aos usuários do transporte público.

Até o meio-dia, 1.075 passageiros embarcaram por São Brás para a ilha. Foram 25 viagens entre 5 horas e 12h30 da manhã, com intervalos de 10 minutos entre viagens. 

Organização

Os  agentes de transporte da Semob, pela manhã, organizaram a fila, o embarque e fiscalizaram os horários de chegada e de saída dos ônibus para garantir a oferta do serviço.

“A equipe  de transporte está fiscalizando em pontos terminais, neste feriadão,  principalmente, em São Brás, em Mosqueiro e em Outeiro, fazendo com que as empresas cumpram as determinações expedidas pelas ordens de serviços”, explicou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI), Raimundo Rodrigues Neto.

Segundo esclareceu, até o momento  a demanda de usuários está dentro do previsto e a quantidade de ônibus está suprindo a demanda.  “Caso seja necessário, acionaremos as empresas para colocar mais  veículos.  Até o momento, creio eu, em todo o feriadão, a frota de 25 veiculos, prevista pela ordem de serviço, vai dar para suprir toda essa necessidade tanto na ida como na volta”, informou.

Por volta de meio-dia já não havia mais passageiros  no terminal de São Brás. Apenas a oferta de ônibus aguardando a demanda de passageiros.

Passageiros satisfeitos

A auxiliar de serviços gerais, Suane Cristina dos Santos aproveitou o feriado para curtir as praias da Ilha com a filha e a sobrinha. "Já  esperava essa fila. Porém, tinha bastante ônibus”, disse.

A diarista Giovanna  Souza também aprovou a organização da fila e a rapidez no embarque.  Ela chegou às 7h e 20 minutos depois já estava entrando no ônibus. “Tudo de forma tranquila e sem aborrecimentos”, avaliou.

A estudante Gabriela da Silva de Lima vai aproveitar o feriadão com os pais, na casa que a família possui na ilha. A família chegou às 7h30 e aprovou a organização da fila e a quantidade de ônibus. “Já esperávamos a fila, mas, nos surpreendemos com tantos ônibus”, comentou a estudante.

“Ônibus tem. Estou aguardando na fila de prioridade para embarcar”, disse o cozinheiro aposentado Antônio Souza. Ele tem uma casa no São Francisco e ia aproveitar o feriadão junto com o irmão. 

Agentes de transporte da Semob organizaram a fila e o embarque nos ônibus. Os usuários foram organizados obedecendo a prioridade. Uma média de 10 por ônibus.

A enfermeira Josiane Lobato aguardava na fila da prioridade com a filha e a amiguinha. “O embarque no ônibus está muito organizado,  os agentes da Semob estão orientando e fiscalizando os ônibus”, observou.  “Achava que ia dar menos pessoas.  Mas fiquei surpresa com a quantidade de ônibus”, completou.

Mosqueiro  - Apesar  da movimentação na saída para Mosqueiro,  em São Brás,  durante a manhã,  a movimentação nas praias da ilha estava  bem tranquila, com poucos banhistas na areia e na água. A manhã ensolarada e ventilada estava propícia ao banho.

Fiscalização – No feriado na ilha o trânsito foi muito tranquilo e fluindo bem.  Agentes da Semob fazem a fiscalização em rondas para garantir  a fluidez e coibir estacionamento irregular nos principais acessos às praias.

Segundo o supervisor de operação e fiscalização de trânsito da Semob, Elias Jardim, duas viaturas e oito agentes estão em Mosqueiro. “O ponto base de manhã é a Vila. À tarde, é na área do caramanchão. Uma viatura fica no ponto e outra em ronda”, explicou. 

À tarde, os agentes da Semob apoiam as demais forças de segurança na fiscalização em toda a orla de Mosqueiro, para coibir excessos, sons altos, estacionamento irregular. 

Na Belém insular e abrangendo Outeiro  e Icoaraci, são  22 agentes e seis viaturas, além de três motocicletas, atuando na fiscalização de vias e no apoio de eventos religiosos e culturais. “Até o momento, tudo tranquilo”, finalizou o supervisor.

__________________

Rosangela Gusmao | Ag. Pará