IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Após denúncia de Cacique, PF e órgãos federais vão garantir segurança na terra indígena Xipaia

Órgãos federais estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaia e infrações a crime ambientais

Cacique Juma Xipaya Em um vídeo que circula em redes sociais, a cacique Juma Xitaya denunciou que na quinta-feira,14, ocorreu uma invasão por garimpeiros na terra indígena Xipaia. Segundo ela, a situação na região é tensa e pode acontecer um confronto armado. Juma ainda afirma que os garimpeiros foram violentos com seu pai, que fez uma tentativa de diálogo com os invasores.

Alertados pela denúncia pública, a Polícia Federal, o ICMBio, a Força Nacional, o Ibama e a Funai, estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da daquela comunidade indígena, como também infrações e crime ambientais. Os órgãos mantêm trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, no estado do Pará, no contexto da operação Guardiões do Bioma.

Para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros, em razão dos possíveis crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaia, houve o reforço da segurança e da fiscalização no local.

Equipe da Força Nacional que fazia segurança de uma fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista do Iriri, que fica próxima à Terra Indígena Xipaia, já está no local.

Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba/PA estão em deslocamento, com apoio da FUNAI, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Reserva Extrativista do Iriri e na Terra Indígena Xipaia.

________________

Com PF