Cacique Juma Xipaya Em um vídeo que circula em redes sociais, a cacique Juma Xitaya denunciou que na quinta-feira,14, ocorreu uma invasão por garimpeiros na terra indígena Xipaia. Segundo ela, a situação na região é tensa e pode acontecer um confronto armado. Juma ainda afirma que os garimpeiros foram violentos com seu pai, que fez uma tentativa de diálogo com os invasores.
@fiscaldoibama @MPF_PA
— Mayalú Txucarramãe (@MayaTxucarramae) April 15, 2022
NESTE MOMENTO, A ALDEIA KARIMÃA, DO TERRITÓRIO INDÍGENA XIPAYA DE ALTAMIRA/PARÁ,
ESTÁ SENDO INVADIDA POR GARIMPEIROS!
ELES ESTÃO DESTRUINDO TUDO E AMEAÇAM MATAR O PAI DA CACICA JUMA XIPAYA, Q TENTOU DEFENDER A TERRA E O SEU POVO.@ApibOficial@AnmigaOrg pic.twitter.com/0ATiqbOvyo
Alertados pela denúncia pública, a Polícia Federal, o ICMBio, a Força Nacional, o Ibama e a Funai, estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da daquela comunidade indígena, como também infrações e crime ambientais. Os órgãos mantêm trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, no estado do Pará, no contexto da operação Guardiões do Bioma.
Para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros, em razão dos possíveis crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaia, houve o reforço da segurança e da fiscalização no local.
Equipe da Força Nacional que fazia segurança de uma fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista do Iriri, que fica próxima à Terra Indígena Xipaia, já está no local.
Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba/PA estão em deslocamento, com apoio da FUNAI, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Reserva Extrativista do Iriri e na Terra Indígena Xipaia.
________________
Com PF
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05