O novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar (PM) foi entregue na manhã desta sexta-feira (10), pelo governador Helder Barbalho. Com a conclusão das obras, o prédio que conta com 11 salas de instrução, vai ampliar a capacidade de formação de praças da Corporação no polo Belém, trazendo estrutura capaz de garantir uma formação de qualidade para os futuros policiais militares do estado, aprovados e classificados no concurso público em andamento.
Helder destacou a importância da estrutura para reverter em bom atendimento de segurança à sociedade. “Hoje podendo estar entregando o nosso novo Centro de Formação da Polícia Militar para que possamos com um local adequadro estruturado ter profissionais mais qualificados para poder dar segurança e paz para a nossa população. Valorizar os nossos servidores dar condição de trabalho para os mesmos é estratégico para que possamos prestar um bom serviço para a população paraense”, afirmou o chefe do poder executivo estadual.
Titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado frisou que o equipamento receberá os novos aprovados em janeiro. “Mais um equipamento sendo entregue para a segurança pública desta feita para a formação dos nossos praças. O Centro de Formação vem objetivando o concurso em andamento e podermos formar mais de dois mil praças que irão atuar já em 2022 nas ruas do Estado do Pará. Fizemos toda a arquitetura, a divisão dos espaços é de acordo com o que é necessário e inclui auditório, sala de informática, um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões para que se possa ter tudo de melhor para a formação deles”, pontuou o secretário.
Comandante da PM, o coronel Dilson Júnior afirma que a formação policial está bem diferente do que era, por exemplo, há 30 anos. “Hoje temos disciplinas de direitos humanos, direito penal, administrativo. É muito mais completa e precisamos de um espaço digno como esse para que os próprios professores possam também desempenhar a sua atividade no processo de ensino-aprendizagem. Antes a nossa capacidade de formação devido ao número exíguo de salas, era de apenas 500 policiais por turno, e com essa ampliação vamos ter condições de formar mil”, detalha o comandante.
A formação tem duração de nove meses e inclui o preparo técnico e psicológico dos novos agentes. “Vamos ter estrutura física de excelência para atividades práticas, com dojô completo, salas de aulas equipadas com televisão, datashow, computadores, infraestrutura de vestiário. É um curso que demanda uma carga muito grande de exercícios físicos e da técnica policial. A formação também está descentralizada em 15 polos no interior e teremos 2.310 policiais a partir de janeiro e esse nível de excelência se traduz em uma melhor prestação de serviço à população”, acrescenta o coronel.
Durante a agenda, o governador assinou a ordem de serviço que autoriza as obras de reforma dos postos rodoviários da PM nos municípios de Marituba, Moju, Tailândia, Goianésia do Pará, Conceição do Araguaia, Ourém, Aurora do Pará, Tomé-Açu e Paragominas.
Patrícia Mendes, prefeita de Marituba, falou sobre os benefícios para a cidade que integram a região metropolitana de Belém. “Vai melhorar a vida dos munícipes não só na circulação como também na questão da segurança. Hoje vivemos um novo tempo no que diz respeito à segurança e isso graças ao trabalho do nosso governador sempre presente e voltado para o povo paraense”, destacou.
___________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05