IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Hamburgo dá boas-vindas ao primeiro trem de carga China-Europa de Shanghai em meio à tensão logística

O trem de carga China-Europa ″Shanghai Express″ é visto em Hamburgo, na Alemanha, em 26 de outubro de 2021. O primeiro ″Shanghai Express″, transportando 50 contêineres carregados com roupas, peças automotivas e painéis solares, percorreu mais de 10.000 km antes de chegar no norte da Alemanha na noite de segunda-feira. Os trens de carga China-Europa que trafegam por 73 rotas alcançaram mais de 170 cidades em 23 países europeus, desde o lançamento em 2011.O primeiro trem de carga totalmente carregado China-Europa chegou de Shanghai, o centro econômico da China, à cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, na terça-feira (26), expandindo ainda mais os serviços ferroviários entre a Europa e a Ásia em meio à interrupção da logística global.

O primeiro "Shanghai Express", transportando 50 contêineres carregados com roupas, peças automotivas e painéis solares, viajou mais de 10.000 km antes de chegar ao norte da Alemanha na noite de segunda-feira (25).

Metade da viagem ocorre por Cazaquistão, Rússia e Bielorrússia – países da União Econômica Eurasiática (UEE)

Apesar de tantas paradas, o transporte de carga por trem é de duas a três vezes mais rápido do que por mar, e quase cinco vezes mais barata quando comparada ao transporte aéreo. Por exemplo, o envio de contêineres da China para Hamburgo por via marítima pode levar de 30 a 45 dias.

Inicialmente, um trem por semana vai operar, mas o serviço está previsto para ser estendido no futuro.

Os trens de carga China-Europa que percorrem 73 rotas alcançaram mais de 170 cidades em 23 países europeus, desde o seu lançamento em 2011.

As viagens de trem de carga China-Europa ganharam um impulso de crescimento robusto desde o início de 2021, com o número total subindo 32% em termos anuais para atingir a 10.030 no final de agosto, uma antecedência de dois meses em relação ao ano passado, segundo os dados da China Railway Group Co., Ltd..

No terminal de transbordo DUSS em Hamburgo, a cerimônia de boas-vindas contou com a presença de Wang Wei, vice-cônsul geral da República Popular da China em Hamburgo, e Michael Westhagemann, senador de Hamburgo para assuntos econômicos.

Este ano marca o 35º aniversário da assinatura de um acordo de parceria entre as cidades de Hamburgo e Shanghai e o lançamento do "Shanghai Express" elevou a cooperação das duas cidades a um novo nível, disse Wang à Xinhua.

"O papel de Hamburgo como um importante nó na rede do Cinturão e Rota foi fortalecido e a cidade terá um papel ainda mais importante na construção conjunta do Cinturão e Rota no futuro", disse ela.

De acordo com Westhagemann, uma conexão direta entre Hamburgo e China, especificamente entre Hamburgo e Shanghai, é especialmente necessária e importante considerando os problemas atuais na cadeia logística.

"Shanghai Express" representa um novo marco na cooperação entre Hamburgo e Shanghai, bem como entre a Alemanha e a China, o que torna o lançamento do primeiro trem de carga tão significativo, destacou ele.

__________

Portuguese People