IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura discute retomada de eventos em Belém com representantes do setor de entretenimento

Um plano com as medidas e protocolos será encaminhado pelos empresários à Sesma como sugestão

Os protocolos para retomada dos eventos artísticos e de grande porte em Belém foram alinhados em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 15, na Sesma.Os protocolos para retomada dos eventos artísticos e de grande porte em Belém foram alinhados em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 15, na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Representantes do setor de entretenimento e da pasta definiram uma série de medidas para que shows e festas possam ocorrer em Belém, de forma segura e sem risco de transmissão do coronavírus. Os espaços estão autorizados a funcionar, desde que levem em consideração as medidas sanitárias recomendadas pelo município.

Para os empresários presentes, foi um encontro exitoso. “Viemos para discutir, em conjunto com a Sesma, as medidas que vamos adotar para que, com base nas recomendações da secretaria, possamos retomar nossas atividades seguindo todos os protocolos e medidas de segurança, oferecendo eventos mais seguros à população, em meio a este cenário de pandemia que ainda vivemos”, disse o produtor Silva Júnior, da Link Produtora.

Segundo ele, as empresas se comprometeram a estabelecer acessos para os fluxos de entrada e saída dos eventos, pontos de desinfecção e acondicionamento mais rigoroso de alimentos e bebidas. “Vamos fazer também o mapeamento de todos os espaços de Belém, para que, de forma modulada e em conjunto com a Sesma, possamos aumentar, gradativamente, essa capacidade de público, de acordo com as características de cada espaço” continuou.

Um plano com as medidas será encaminhado pelos empresários à Sesma, para avaliação interna e, também, com as forças de segurança do Estado e do município e junto ao Ministério Público, como vem sendo feito no caso dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol.

Parceria – O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, definiu como produtiva a reunião com os empresários do setor de entretenimento. “Discutimos e mostramos a necessidade de trabalhar em parceria com as empresas, para que elas continuem promovendo seus eventos de forma segura, garantindo à população a possibilidade de controle da pandemia de covid-19. Temos o compromisso dessas empresas de que vamos trabalhar juntos, como fizemos com a Diretoria da Festa do Círio, com as igrejas evangélicas e com os clubes de futebol”, afirmou.

O secretário destacou ainda que, apesar das evidentes melhoras dos indicadores sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Belém e da continuidade da campanha de vacinação, essas recomendações são necessárias nesse processo de flexibilização das atividades.

"É fundamental que a população, mesmo vacinada, continue adotando medidas para conter a propagação do vírus na comunidade, principalmente as medidas de proteção individual e coletiva, como o distanciamento social e o uso de máscaras e de álcool 70% ou água e sabão para a higienização das mãos", ressaltou.

Critérios – As recomendações da Sesma para a retomada de eventos em Belém foram divulgadas em 2 de setembro, na Nota Informativa n°48, que leva em consideração o bandeiramento verde para a Região Metropolitana I, onde a capital está inserida, e a alteração dos parâmetros para a liberação de eventos conforme o Decreto n° 800, do Governo do Estado.

Casas de shows e eventos de grande porte podem funcionar, observando-se a lotação de 20% de público referente à capacidade total do local, incluindo convidados, organização, imprensa e colaboradores. A lotação total deverá estar limitada a até 300 pessoas. A mesma orientação vale para eventos em estádios, ginásios, templos, igrejas ou locais com capacidade de público superior a 1,5 mil pessoas.

Os empresários também deverão exigir do espectador a apresentação da carteira de vacinação com o esquema vacinal completo, isto é, com as duas doses da vacina contra a covid-19. Outra medida é a elaboração de um plano de fluxo de entrada, permanência e saída dos convidados, garantindo o cumprimento das regras de distanciamento social e de saúde pública.

“Também pedimos uma lista de convidados, que deve ser enviada, com até sete dias de antecedência, com os nomes completos, CPF, endereços e telefones de contato de colaboradores e convidados para que sejam monitorados por um período mínimo de 15 dias", destaca o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado.

Controle – As medidas de segurança contra a covid-19 também deverão ser observadas. É preciso obedecer o distanciamento social de 1,5 metro, manter o uso obrigatório de máscara durante todo o período do evento e fornecer material necessário para a intensificação das medidas de higienização dos locais de uso comum, como álcool em gel e álcool 70% aos convidados.

Nos acessos principais do local do evento, devem ser montadas estruturas temporárias para controle de acesso com objetivo de aferir a temperatura corporal de todos os convidados que adentrarem, principalmente no caso de eventos de grande porte. A Sesma orienta, ainda, que todos os colaboradores usem Equipamento de Proteção Individual (EPI) para orientações de fluxo, durante todo o período de atividade, e que não seja permitido o uso de equipamentos de uso coletivo, como bebedouros com acionamento manual.

Serviço - Os dados prévios para a realização de eventos, como o plano de fluxo e a lista de convidados, devem ser encaminhados por meio de ofício para o Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, pelo e-mail dve@sesma.pmb.pa.gov.br.

__________

Agência Belém