IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Saúde e bem-estar animal são destaques em evento promovido pela Prefeitura de Belém

O evento reuniu palestras sobre os serviços oferecidos pelo município na saúde animal e outras atrações

Palestras e orientações sobre a saúde dos pets ajudam na conscientização para o cuidado com os animais.A praça do primeiro piso do Parque Shopping foi tomada de informação, diversão e muita fofura neste sábado, 2, no evento alusivo à I Semana Municipal de Proteção Animal. “Soube que ia ter isso hoje e vim aqui com meu filhote, o Coragem. Em casa somos muito cuidadosos com ele. Para nós, ele é um membro da família”, disse a universitária Raquel Vargas, 19, resumindo o sentimento que deu o tom da programação.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e organizado pelo Hospital Municipal Veterinário Dr Vahia e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o evento, que ocorreu durante todo o dia, reuniu palestras sobre os serviços oferecidos pelo município na saúde animal, demonstração de técnicas de adestramento de cães e exposição sobre os cuidados necessário para se manter um animal em casa.

“O objetivo é mostrar os serviços oferecidos pela prefeitura e levar educação em saúde para as pessoas. A Semana de Proteção Animal foi instituída pelo município para que, em toda primeira semana do mês de outubro, possamos promover ações de sensibilização da população em relação a questões como maus tratos e assistência à saúde animal. Cuidar da saúde dos pets é cuidar da saúde humana”, definiu a diretora do Hospital Veterinário, Márcia Alves.

Um dos momentos de maior animação foi a demonstração de cães adestrados, feita pelo Canil Enzo, parceiro do evento. Dois cachorros da raça Bernesse e um Pastor Belga encantaram o público, de crianças a adultos. “Eu achei todos muito lindos e fofos. Aproveitei para tirar foto e colocar no meu Instagram”, afirmou o estudante Rafael Santiago, 18 anos.

Apresentação de adestramento foi um dos destaques da programação.O adestrador Enzo Eduardo explicou que qualquer cão pode ser adestrado em casa. “A Semana de Proteção Animal é muito importante, pois pela primeira vez a gente, que trabalha com isso há muitos anos, está vendo esse tipo de iniciativa em prol do cuidado e bem-estar dos pets. Abraçamos essa causa e por isso estamos hoje aqui participando do evento. A sociedade precisa entender a importância disso”, assinalou.

O médico veterinário George Hamilton, do CCZ, explicou que o evento traz novas diretrizes para a proteção animal em Belém. “Os pets passaram a ser importantes elementos em nossas famílias. Essa importância gera mais responsabilidade. Como somos responsáveis pela saúde e bem-estar desses seres, cabe a nós buscar conhecimentos sobre as necessidades deles, não só físicas, mas também mentais”, frisou.

O público que visitou o shopping neste sábado conheceu mais sobre a estrutura e atribuições do Hospital Municipal Veterinário Dr Vahia e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as duas unidades mantidas pela Prefeitura de Belém atualmente responsáveis pelos serviços ofertados à população na área de saúde animal. Técnicos e servidores tiraram dúvidas e entregaram material informativo aos visitantes do evento.

“Gostei muito de saber sobre o atendimento no hospital e para que serve o Centro de Zoonoses. Muitas vezes, pela falta de conhecimento, a gente deixa de acessar um serviço que está disponível gratuitamente e que pode, muitas vezes, salvar vida”, pontuou a dona de casa Carmen Oliveira, 56 anos, que recebeu o material informativo dos servidores.

O autônomo Leandro Muniz, 34, descobriu mais sobre as doenças que acometem os animais e que podem ser transmitidas ao homem. “Eu achava que o CCZ era somente um local onde a gente ia para adotar cachorro, mas descobri aqui que é um local de pesquisa e que faz o monitoramento desses males, tanto pela saúde do animal quanto pela nossa saúde”, asseverou.

O evento teve como parceiros a Guarda Municipal de Belém, Parque Shopping, Universidade da Amazônia (Unama) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A Semana Municipal de Proteção Animal foi instituída pelo prefeito Edmilson Rodrigues, com a sanção da Lei nº 9.688, de 28 de julho de 2021.

___________

Agência Belém