IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

PM completa 203 anos e celebra com 2,8 mil promoções de oficiais e praças

Cerimônia de celebração de aniversário da instituição homenageou personalidades civis e militares e lançou o Anuário da Polícia Militar do Pará 2019/2020

Governador e a primeira-dama, Daniela Barbalho, na cerimônia de celebração dos 203 anos da Polícia Militar do ParáEm solenidade militar realizada na sede do Comando da Corporação, em Belém, a Polícia Militar do Pará celebrou 203 anos de serviços prestados à sociedade paraense, na manhã desta segunda-feira (27). O evento contou com a participação do governador, Helder Zahluth Barbalho, homenageados e convidados. Durante a cerimônia, foi oficializada a promoção de 2.889 militares, sendo 185 oficiais 2.704 praças da PM.

Na oportunidade, também foi entregue a comenda mais importante da corporação com a concessão da Medalha “Coronel Fontoura” sendo 17 entregas no Grau Comendador; 272, Grau Cavaleiro. A comenda é destinada para agraciar personalidades civis e militares com serviços notáveis à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio no âmbito nacional e estadual.

Durante a solenidade, a instituição lançou oficialmente o Anuário da Polícia Militar do Pará 2019/2020. A publicação faz um balanço das ações da PM na primeira metade da atual gestão, passando pela redução histórica dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI's). Há também o registro das importantes aquisições de equipamentos feitas pela PMPA, neste período, e os destaque do processo da integração da corporação com a sociedade.

Comandante-chefe da Polícia Militar, o governador oficializou a promoção de 2.889 militares, sendo 185 oficiais 2.704 praças“É fundamental que nós possamos prestar contas para a população, agir com transparência naquilo que o sistema de segurança pública, particularmente, a Polícia Militar está fazendo em favor de cada cidadão. Festejo estes 203 Anos da Polícia Militar do Estado do Pará. Uma corporação fundamental para trazer paz para nossa população. É um momento de mais este ano a PM poder ampliar o seu efetivo com concurso público, investindo em viaturas e políticas de fortalecimento da instituição”, disse Helder Barbalho. 

O governador parabenizou a instituição, os militares e afirmou que são os responsáveis pela paz, harmonia e a garantia da segurança para sociedade paraense e tornam o Pará referência em segurança pública com a redução dos índices de criminalidade. O governador também agradeceu aos homenageados que foram reconhecidos pela corporação através o exercício de suas funções.

“Tudo isso para que melhor possamos servir e proteger. Essa é a nossa missão. E isso é fundamental para a paz de todo o povo do Pará, porém, pensando em cada vez mais entregar o melhor serviço. Ao momento em que investimentos em estrutura e valorização, temos que garantir com que cada servidor esteja motivado para proteger o povo do Pará”, completou o chefe do Poder Executivo Estadual. 

“A Polícia Militar é uma instituição bicentenária que completa 203 anos e estamos celebrando nesta solenidade o aniversário, mas também as promoções de praças e oficiais da corporação. A Polícia Militar realiza um importante trabalho em todo Pará. É a locomotiva da segurança pública que faz a  prevenção e ostensividade da segurança”, ponderou o Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, ressaltou a importância da instituição na história da sociedade. Ele destacou que as promoções fazem parte de uma política de valorização dos servidores e avaliou que os investimentos realizados na Polícia Militar retornam como benefícios imediatos.

“É um momento de alegria. Estamos comemorando 203 anos de existência serviços prestados a população. Com certeza vamos trilhar um momento melhor com mais investimentos que já trouxeram resultados expressivos em nível estadual e nacional quando fechamos 2020 como o Estado que mais reduziu a criminalidade violenta. Isso demonstra que os investimentos que o Governo tem feito nas forças de segurança Estadual têm dado resultado”, avaliou.

Governo do Estado do Pará promoveu concursos públicos, com 2.405 vagas para os cargos de oficiais e praçasAos 203 anos, a PM do Pará alcança melhorias importantes, tanto para o aperfeiçoamento da segurança pública, desenvolvida diariamente nas ruas, quanto para as condições de trabalho dos policiais militares. É o que mostra a redução de 19% na ocorrência de crimes violentos no Estado, comparando-se os anos de 2019 e 2020, este último também marcado pelas ações de enfrentamento da covid-19 pelos policiais militares nas ruas.

O resultado expressivo na segurança pública é graças ao forte investimento feito pelo Governo do Estado, que tornou possível, por exemplo, a realização de concursos públicos, com 2.405 vagas para os cargos de oficiais e praças; aquisição, somente este ano, de 700 motocicletas, 6.180 coletes balísticos e 227r ádios comunicadores; expansão do Projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume); criação do Projeto Habitacional de Segurança Pública nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém; e reajuste salarial das praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares.

Atualmente, cerca de 15 obras de construção e reforma de unidades da PM estão em andamento na capital e no interior do estado, entre elas a primeira maternidade canina militar de Belém e o Hospital da PM, que será reativado para aprimorar o atendimento aos policiais e familiares. 

Militares agraciados e desfile

Na solenidade também foram agraciados 413 oficiais e praças da PM com as Medalhas de 10, 20 e 30 anos de Bons Serviços Prestados. A data marca também a promoção de 185 oficiais e 2.704 praças da corporação, que sobem mais um degrau na carreira policial militar. O desfile da tropa representativa da Polícia Militar do Estado marcou o encerramento da cerimônia.

Polícia Militar do Pará

A instituição foi criada em 1818, pelo capitão-general do Grão-Pará, António José de Sousa Manuel de Meneses, o conde de Vila Flor. A cerimônia do Dia da Polícia Militar do Pará ocorre tradicionalmente no dia 25 de Setembro, data que faz referência ao ano de 1.897, quando homens do então 1º e 2º Corpo do Regimento Militar do Estado, superaram os revoltosos do Arraial de Canudos, nos sertões da Bahia. A solenidade militar não pôde ser realizada, no ano de 2020, devido ao momento delicado da pandemia da covid-19 no Brasil. Excepcionalmente este ano foi realizada nesta segunda-feira (27).

PM presente

Atualmente, a Polícia Militar do Pará está presente nos 144 municípios paraenses, com homens e mulheres com a missão precípua de manter a ordem pública e a paz social para a garantia do pleno exercício dos direitos individuais e coletivos e a estabilidade das instituições democráticas.

Confira no Diário Oficial do Estado (DOE) a relação completa dos homenageados e promovidos.

____________

Agência Pará