IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Prefeitura e governo do Estado entregam equipamentos aos feirantes do Ver-o-Peso

A ação, que faz parte do programa Nossa Feira, foi programada para comemorar, antecipadamente

Prefeitura de Belém entrega aos trabalhadores do Ver-o-Peso novos equipamentosA feirante Simone do Socorro Amaral, 44 anos, começou a vivenciar a rotina do Ver-o-Peso há mais de três décadas, para ajudar a tia com a venda de cheiro-verde. Com o passar dos anos, tornou-se vendedora de frutas e, atualmente, comercializa refeições e bebidas no local. Para ela, ter novos equipamentos de trabalho a permitirá oferecer iguarias com mais qualidade aos visitantes da feira livre.

“Esse material vai me ajudar muito, principalmente o freezer, porque o que uso não tem mais condição de funcionamento", disse a feirante após a entrega do kits de equipamentos, realizada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta terça-feira, 24, aos trabalhadores (as) do Ver-o-Peso.

Edmilson diz que Investir nas feiras é fundamental, porque geram emprego e aquecem a economiaA ação, que faz parte do programa Nossa Feira, foi programada para comemorar, antecipadamente, o Dia do Feirante, lembrado, todos os anos, no dia 25 de agosto. O momento foi marcado com a doação, simbólica, aos feirantes de 200 kits, compostos por fogão, freezer, panelas, balança digital, dentre outros utensílios domésticos. Até o próximo mês de setembro, exatos 362 trabalhadores da área serão beneficiados com os equipamentos. 

Mais do que instrumentos de trabalho, para a feirante Lisandra do Socorro Souza, 47 anos,  que chega todos os dias às 7h da manhã para vender refeição no logradouro, os novos utensílios representam um recomeço, após longos meses de isolamento social. “Pra gente é muito bom ter esse material, porque com a pandemia a gente não teve condições de comprar outros novos. Então, foi uma atitude muito boa da administração para ajudar a gente”.

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, os novos equipamentos vão auxiliar as vendedoras e vendedores nesta retomada das vendas, após a crise profunda provocada pela Covid-19, que gerou a ausência ou redução do número de feirantes e compradores no Ver-o-Peso. “Investir nas feiras e nos trabalhadores que atuam nelas é fundamental, porque esses espaços geram muito emprego, além de manter a economia aquecida”, enfatizou, adiantando que a PMB trabalha na elaboração de projetos para a reforma do espaço.

A ação corresponde à entrega de quase 34 mil itens destinados aos feirantes da capital paraense. Somente nesta terça-feira, 24, foram doados cem freezers, 50 fogões de duas bocas, 50 de quatro bocas, 120 balanças, 80 panelas de pressão, 80 panelas de 20 litros, 80 panelas de 22 litros, 80 conchas e 80 escorredores.

Feira – O Dia do Feirante, 25 de agosto, foi criado para homenagear a primeira feira livre montada no país no ano de 1914, no Estado de São Paulo. Um espaço de encontro de pessoas de vários bairros, com a ideia de que quem vai à feira encontra os mais diversos produtos alimentícios, como hortifrutigranjeiros, legumes, farinha, peixe, camarão, dentre outros.

Atualmente, a capital paraense conta, oficialmente, 39 feiras e 17 mercados cadastrados. Só o Complexo do Ver-o-Peso possui cinco feiras: Mercado Bolonha, Mercado do Peixe, Pedra do Peixe, Feira do Açaí e a Feira do Hortifruti.

“Uma grande parceria foi firmada entre o governo do Estado, a Prefeitura de Belém e o Instituto Ver-o-Peso para executar o programa Nossa Feira. Começamos pela feira do Ver-o-Peso, mas vai chegar em todas as feiras da cidade. Então, estamos felizes com as ações”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro.

Sucateamento - Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, o prefeito Edmilson lembrou que, ao assumir a gestão da cidade, encontrou feiras e mercados sucateados. Aos feirantes presentes, reafirmou que o compromisso da sua administração é a renovação das feiras e mercados, com modernização da iluminação e garantia da segurança. “Nós vamos poder reformar de forma muito significativa várias feiras que estão bastante comprometidas”, ressaltou.

Heler Barbalho ressaltou a parceria com a PMB para a revitalização das feiras de BelémO governador do Pará, Helder Barbalho, disse que a “Secon está junto com a nossa Secretaria Estadual de Planejamento concluindo os projetos, para que possamos fazer a reforma completa de 17 feiras da capital”, pontuou.

____________

Agência Belém