IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Procura pela segunda dose da Pfizer é intensa nos pontos de vacinação em Belém

Cerca de 45 mil pessoas devem tomar a segunda dose da vacina Pfizer em Belém, nesta quinta-feira, 12. O gerente predial, José Lourinho, 47, saiu mais cedo do trabalho só para ir ao posto de vacinação na Universidade Metropolitana da Amazônia (Unifamaz), localizada na Av. Visconde de Souza Franco, e garantir a imunização. Ele perdeu a mãe para a covid-19 há sete meses.  

Para José, comparecer ao posto de vacinação é um ato de responsabilidade com o próximo. “A gente precisa muito tomar a segunda dose, porque temos que proteger o local onde a gente trabalha proteger as pessoas que trabalham com a gente, a nossa casa, principalmente, e os nossos amigos”, disse. 

O calendário de vacinação foi retomado na capital com aplicação da segunda dose contra a covid-19, especificamente da vacina Pfizer, para pessoas que receberam a primeira dose em maio. A engenheira civil, Lucileide Barata, 55, que já foi imunizada, não conteve a emoção de viver esse momento e completar o ciclo. “Ah, eu tô muito emocionada. A sensação é de dever cumprido, pois eu esperei muito por esse momento e eu desejo que todos possam ter uma maior conscientização e que todos tenham a mesma chance de tomar a segunda dose da vacina”, declarou.  

Elizabeth Pamplona Monteiro, 49, auxiliar de contabilidade, diz que tomar a segunda dose da vacina representa segurança. “Eu acho que eu fiquei mais ansiosa pela segunda dose do que pela primeira, pois é um complemento da imunização, uma promessa de proteção maior, que representa uma prova de vida que a gente tem que ter”, afirmou. 

A maioria dos 25 postos de vacinação contra a covid-19 espalhados pela cidade está apresentando movimentação intensa, com exceção do posto da Universidade do Estado do Pará (Uepa), situado na Rua do Una, no bairro do Telégrafo, que apresentava tranquilidade por volta das 11h30. 

A supervisora da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo posto da Unifamaz, Ana Karolina Aguiar, avaliou a movimentação do público. “Hoje a gente vacina cerca de 900 e 1.200 pessoas, e só agora de manhã nós já temos mais de 600, ou seja, a gente vai ultrapassar esse limite diário até o final do dia. Então esse fluxo está muito grande diante da média de público aqui da instituição”, observou. 

Após a vacinação, os agentes de saúde orientam o público sobre alguns cuidados importantes. segundo destaca a enfermeira Sara Mendonça. “Depois que a pessoa vem tomar a segunda dose, nós alertamos que ela pode sentir algumas reações como dor de cabeça, febre, mal estar, enjôo, diarréia, e mediante qualquer um desses sintomas, a pessoa pode tomar remédio em casa e se houver piora, deve procurar uma unidade de urgência e emergência. E a outra orientação é fazer compressa com água gelada e evitar movimentar muito o braço, além de suspender bebida alcoólica e atividade física por até 14h”, orientou. 

A Sesma reforça que a aplicação da segunda dose hoje atende as pessoas vacinadas com Pfizer nos dias 13, 14 e 15 de maio. E amanhã, 13, será aplicada a segunda dose nas pessoas vacinadas com Pfizer nos dias 16, 27 e 28 de maio. Pessoas com a segunda dose de Pfizer atrasada ou que estejam marcadas para até o dia 18 de agosto, devem se vacinar nos dias 12 ou 13 de agosto. Não haverá aplicação da vacina Astrazeneca.

Serviço:

Cerca de 25 pontos de vacinação estão funcionando até 17h. Para tomar a segunda dose é preciso apresentar: RG, CPF, e cartão de vacinação de Belém.Veja onde se vacinar:
1. Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto.
2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica.
3. Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco.
4. Castanheira Shopping Center. Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural.
5. Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha.
6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor.
7. Escola de Enfermagem da Uepa. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá.
8. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia.
9. Fibra. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré.
10. Funbosque. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro.
11. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso.
12. Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão.
13. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 - Ponta Grossa.
14. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular. Travessa São Roque, 789, Cruzeiro.
15. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148.
16. Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá.
17. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins. Rua Lalor Mota, 551, Carananduba.
18. Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, R. Rodrigues Pinajé, 998.
19. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G).
20. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358.
21. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. Rua do Una, n° 156.
22. UNAMA Parque Shopping. Rodovia Augusto Montenegro, 4300- Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia.
23. UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287.
24. UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto.
25. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá.

__________

Agência Belém