IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Após 13 anos de espera, famílias recebem chaves dos apartamentos no Portal da Amazônia

“É com muito prazer que inauguramos o residencial Paulo Fonteles Filho. Durante treze anos de abandono, essas famílias não pararam de lutar e hoje estão aqui, festejando a conquista da entrega dos primeiros blocos. Em breve outros blocos serão entregues″, disse o prefeito Edmilson RodriguesNo dicionário on-line de português a palavra habitação tem como significado lugar de morada. O significado foi transformado em sentimento, vivenciado pelas 15 famílias que receberam, nesta quarta-feira, 04, as chaves das unidades habitacionais dos dois blocos do residencial Paulo Fonteles Filho, localizado no Portal da Amazônia, na avenida Bernardo Sayão, esquina com Osvaldo de Caldas Brito, bairro do Jurunas.

Uma das beneficiárias, a dona de casa Raimunda Assunção, 59 anos, lembrou as dificuldades enfrentadas durante os 13 anos de espera, vivendo em uma casa de madeira, sem condições de moradia.  “Foi muita luta. Mas, graças a Deus, agora vamos sair de lá e vamos pra minha casa. Eu agradeço à prefeitura”, disse. Raimunda vai morar no novo lar, com as duas filhas e os três netos. 

Para a realização da primeira etapa de entrega das unidades, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) definiu como prioridades, idosos, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência. Os dois blocos têm 15 apartamentos, cada um com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. As unidades localizadas no térreo foram totalmente adaptadas para pessoas com deficiência.

“Hoje é um dia importante para a prefeitura, para a Sehab, mas, em especial, para essas famílias. São 13 anos de espera, são histórias, são vidas e sofrimento. E hoje nós estamos iniciando a retomada da dignidade para essa comunidade. Hoje é a entrega da primeira parte desse projeto, mas as obras continuam. Isso é simbólico porque representa a volta da esperança", ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Rodrigo Moraes.

Andamento das Obras - De acordo com a Sehab, a previsão para a conclusão de mais 64 unidades é de 18 meses. Ao todo, são 208 apartamentos, com a obra orçada em R$ 25,7 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, financiada por meio da Caixa Econômica Federal.

“É com muito prazer que inauguramos o residencial Paulo Fonteles Filho. Durante treze anos de abandono, essas  famílias não pararam de lutar e hoje estão aqui, festejando a conquista da entrega dos primeiros blocos. Em breve outros blocos serão entregues. Muitas vitórias virão, com a luta do povo e com o governo, que cuida da nossa gente”, enfatizou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que, juntamente com os titulares das secretarias municipais e parlamentares do município e estado, entregaram às famílias as chaves dos apartamentos.

O prefeito de Belém ainda lembrou que o nome do residencial é uma homenagem ao ex-vereador e ativista dos Direitos Humanos, Paulo Fonteles Filho, que morreu em 2017, aos 45 anos, vítima de um infarto. Outra homenagem é ao ex-diretor geral da Sehab, Michel Sodré, que dá nome à rua entre os dois blocos.

Alegria -  "O período sem ter casa foi muito difícil, porque a gente fica se mudando de um lugar pro outro e o valor do aluguel aumenta o tempo todo. Foi muito sacrifício, físico e mental. Depois de treze anos esperando essa casa, hoje é um dia de muita alegria”, contou a atendente Maria Silvana Nunes, 37 anos, após receber a chave do imóvel.

Serviços - O residencial Paulo Fonteles Filho recebeu serviços das Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb) e de Saneamento (Sesan) e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), com iluminação pública no entorno dos blocos, recuperação de calçadas, colocação das placas do conjunto, limpeza e sinalização das vias.

Processo - Após diversas reuniões da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) com os moradores, definiram-se os critérios das primeiras famílias que receberiam os imóveis. E no dia 23 de julho foi feito o sorteio daquelas que seriam beneficiadas. Sobre esse processo, a atendente Maria Silvana Nunes elogiou o diálogo com a prefeitura. “Nos reunimos todos os meses, para debater o futuro das nossas casas. Foi muito bom esse diálogo com a Secretaria de Habitação”, comentou.

"É muito importante que essa comunidade tão sofrida consiga enxergar o compromisso da Prefeitura de Belém e da Secretaria de Habitação. Mas a luta não vai parar e vamos continuar fazendo as obras, para entregar todo o conjunto”, destacou o secretário Rodrigo Moraes.