IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Belém sediará Encontro de Saberes Amazônicos em outubro

O encontro faz parte de uma jornada rumo à décima edição do Fórum Social Pan-Amazônico

Encontro de Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas reunirá detentores de conhecimento tradicional de toda a Pan-Amazônia em Belém.A morte de Carlo Giuliani, de 23 anos, em Gênova, em 20 de julho de 2001, foi a primeira ocorrida na série de protestos antiglobalização iniciada em 1999, em Seattle. Cem mil pessoas ocuparam as ruas da cidade italiana durante reunião do G-8, grupo dos oito países mais ricos do mundo. Naquela ocasião Edmilson Rodrigues estava no segundo mandato de prefeito de Belém e participou dos atos que foram marcados pela morte do jovem ativista.

A luta por justiça social e um mundo antiglobalização levaram à criação de fóruns regionais, como o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) criado em 2002 e sediado em Belém. Duas décadas depois, Edmilson Rodrigues ocupa novamente o cargo de prefeito municipal e participou de uma assembleia virtual que marcou os 20 anos dos atos.

Durante o evento o prefeito lembrou da importância histórica de Belém e falou sobre a realização do Fospa em 2022. “Esse movimento gerou uma solidariedade internacional que acabou criando os fóruns sociais. Eu, na condição de prefeito de Belém, e outros companheiros e companheiras, tivemos a ideia de realizar o primeiro encontro com caráter de fórum social, mas regional, que foi o Fórum Social Pan-Amazônico e este inspirou a criação de outros”, recorda.

O gestor municipal aproveitou a oportunidade para falar sobre o Encontro de Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas que reunirá xamãs, detentores de conhecimento tradicional de toda a Pan-Amazônia, no mês de outubro em Belém. “Deste encontro sairá uma carta que será difundida em Glasgow, durante a Conferência do Clima, levando a voz e sabedoria dos povos amazônicos”, destacou o prefeito durante a assembleia.

O encontro faz parte de uma jornada rumo à décima edição do Fospa, que volta a Belém no próximo ano com o objetivo de defender a Amazônia e seus povos, combater o neoliberalismo e as alterações climáticas, além de proporcionar convivência intercultural. “A defesa da Amazônia e de seus povos é tarefa de toda humanidade”, declarou o prefeito.

Assessor de relações internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos recordou a data da luta por um mundo livre e justo e destacou a assembleia como uma oportunidade para colocar a capital paraense na rota de grandes eventos mundiais . “Essa assembleia reúne diversas expressões de movimentos sociais da Europa e de outras partes do mundo. Essa data está sendo recordada como um movimento que acabou gerando o Fórum Social Mundial e a internacionalização da luta contra a globalização excludente". 

“Passaram duas décadas e o tempo decorrido confirmou a natureza do sistema atual: predador, excludente, criador de opressões e desigualdades”, disse o prefeito, que convidou os presentes para a participação no Fospa 2022 em Belém. “No ano que vem, espero ver todos e todas em Belém para, juntos, construirmos dos dois lados do Atlântico a rebelião global contra a pobreza, a desigualdade e os preconceitos".

__________

Agência Belém