IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Moradores de seis bairros de Ananindeua participam de audiência pública do Plano Plurianual

O evento foi realizado pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças

"Um evento como esse é muito bom para nós pois é uma porta para que possamos dialogar com o nosso gestor municipal. É de extrema importância essa discussão. O meu principal objetivo aqui é trazer melhorias para a minha comunidade", explicou Jaci Monteiro, moradora do Distrito Industrial e presidente do projeto Nós Mulheres. Ela é uma das participantes da segunda Audiência Pública do Plano Plurianual - PPA, realizado na noite desta terça-feira (06), no clube Asbep.

O evento é realizado pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, onde serão definidas as metas, ações e orçamentos para os próximos quatros anos na Gestão Municipal (2022/2025).

Durante a reunião foram discutidas ações referentes ao Polo B que compreende os bairros Distrito Industrial, Maguari, Curuçamba, Ananindeua Centro, Paar, Aurá/ Mariguela/ Abacatal.

Em discurso, o prefeito doutor Daniel reafirmou a importância do PPA e o compromisso com os moradores de Ananindeua.

"Em cinco audiências ouviremos os sonhos dos moradores de Ananindeua. Vamos juntar os sonhos da nossa gestão com o sonho de vocês. O PPA irá guiar as nossas ações depois de ouvir quem sabe aonde dói. Temos que ouvir e trabalhar em união com cada um de vocês", destacou o gestor.

De acordo com o Secretário de Governo, Hugo Ataíde, esta é uma proposta da gestão do prefeito Doutor Daniel que está sendo realizada de forma democrática e de acordo com as necessidades de cada bairro.

"Estamos fazendo as audiências públicas para que a população possa opinar e sugerir o que ela quer de melhoria para Ananindeua nos próximos quatro anos. Através dessas audiências que estamos fazendo por polos, faremos um estudo para lá na frente as propostas serem executadas", afirmou.

A novidade do PPA deste ano é que os assuntos debatidos em audiência também são discutidos de forma online em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas, oportunizando mais interação entre a comunidade e a gestão municipal.

"Criamos grupos de whatsApp com lideranças das áreas de cada pólo. A partir desses grupos, já temos a participação da sociedade. A população está muito empolgada pois está trabalhando em parceria com a prefeitura não somente nas audiências presenciais", relatou Ataíde

O próxima encontro do PPA será realizado na quinta-feira (08), na Escola Joaquim Viana, localizada no bairro do Coqueiro, às 18h. A reunião será referente aos bairros do Polo C, que são: Una/Atalaia, Coqueiro/Providência, 40 horas e Jiboia Branca.

Já no dia 13 de julho, às 18h, no auditório da Unama BR, acontecerá a audiência pública sobre Polo D, que compreende os bairros Águas Lindas, Águas Brancas/Girrasol, Guanabara/Castanheira, Pedreirinha, Julia Seffer e Levilândia.

Sobre o PPA:

O PPA de acordo com o artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, e é um plano de médio prazo. Ele é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento, regionalização do plano, etc.

__________

Ascom Ananindeua