Em nova Audiência Pública de Conciliação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), nesta terça-feira, 25, para tratar sobre o Aterro Sanitário de Marituba, que atende a capital, Ananindeua e o município de Marituba, na Região Metropolitana, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se solidarizou com os moradores das áreas atingidas pelo empreendimento e destacou as ações da Prefeitura no saneamento. “Essa situação inviabiliza a saúde, principalmente dos moradores de Marituba, e também o turismo em Belém. Então, nós entramos com a limpeza da cidade, bueiros, canais, fazendo a coleta regular dos resíduos sólidos, viabilizando o trabalho das cooperativas para coleta seletiva e na geração de renda com a reciclagem.”
Na audiência, o prefeito Edmilson Rodrigues também disse que “é necessário dar uma solução duradoura para a questão dos resíduos sólidos e nós temos projetos para isso, infelizmente recebemos a situação em crise. Vamos fazer o que é certo, por isso, construímos uma solução, um processo de transição que inclui a participação do Estado, que busca uma solução conjunta, duradoura, ecologicamente correta, baseada nas leis e que preserve a saúde do povo”, destacou.
O desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto mediou a audiência, que contou com representantes das prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba, da empresa Guamá Tratamento de Resíduos, do Ministério Público Estadual (MPE), da Procuradoria do Estado do Pará (PGE) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Procuradora do Estado, Fernanda Sequeira, apontou que o governo tem intenção de atuar como parceiro na busca de soluções.
Uma nova audiência será marcada para que as propostas sejam apresentadas pelos gestores municipais e técnicos para posterior decisão judicial quanto ao Aterro Sanitário de Marituba.
__________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05