IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Órgãos municipais se reúnem para definir atuação nos residenciais Paracuri I e II

Durante a reunião foi discutido a retomada da obra, parada há dez anosA Prefeitura de Belém realizou uma reunião com diversas secretarias, na tarde desta segunda-feira, 24, para planejar a criação de um grupo de trabalho, com o objetivo de solucionar as necessidades mais urgentes vivenciadas pelas famílias que moram, atualmente, no conjuntos habitacionais Paracuri I e II, no distrito de Icoaraci. Esse encontro foi o desdobramento da vistoria feita por uma comissão de órgãos municipais, no último dia 17 maio, nas obras dos dois residenciais.

Durante a reunião foi discutido, de uma forma inicial, diversos temas, como a retomada da obra, parada há dez anos, a urbanização do local e, principalmente, a realocação das mais de 300 famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social nos apartamentos ocupados ilegalmente. Inclusive, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) já está mobilizando equipes para fazer o levantamento social dos ocupantes. 

“Precisamos ver, primeiramente, a situação dessas famílias que vivem neste local, onde não existe condição de moradia. Depois, vamos tratando de outras situações, como a obra e o entorno do conjunto habitacional“, explicou o titular da Secretaria de Habitação (Sehab), Rodrigo Moraes.

Projeto – As obras dos conjuntos habitacionais, no distrito de Icoaraci, foram contratadas em 2008, destinadas a atender 328 famílias de baixa renda, cadastradas pela Sehab. O projeto dos residenciais prevê também macrodrenagem e outras intervenções de saneamento e urbanização do entorno, num investimento de R$ 68 milhões.

No último dia 19 de abril, engenheiros da Defesa Civil Municipal realizaram uma vistoria técnica nos residenciais. Os técnicos constataram a existência de infiltrações, rachaduras e estruturas de sustentação expostas. Devido à urgência, o laudo já foi concluído e apontou riscos na estrutura dos prédios.

Participaram da reunião, desta segunda-feira, 24, representantes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Urbanismo (Seurb), da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Guarda Municipal e do Gabinete do Prefeito. Um novo encontro deve ocorrer, desta vez com a participação do prefeito Edmilson Rodrigues, para definir os próximos passos.

___________

Agência Belém