IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Hospital Veterinário de Belém recebe animais vítimas de maus-tratos

A operação “Pará PET” contou com mais de cem servidores que se dividiram em dez equipes e percorreram os bairros de Belém, Ananindeua e Marituba

Animal recebendo os primeiros cuidados no Hospital Municipal Veterinário de Belém.O Hospital Veterinário Municipal de Belém, localizado no bairro do Tapanã, está recebendo os animais que estão sendo resgatados pela força-tarefa, deflagrada na sexta-feira, 30, pela Divisão especializada em Meio Ambiente (Demapa), da Polícia Civil. A operação "Pará PET”, fiscalizou cerca de cem casos de maus-tratos de animais na Região Metropolitana de Belém, denunciados via Disque-Denúncia. 

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, durante a operação quatro cães que estavam em situação de vulnerabilidade e com sinais de maus-tratos, constatado pelos peritos do Renato Chaves, foram resgatados pela equipe do Centro de Zoonoses e encaminhados ao Hospital Veterinário.

“Aqui eles vão receber atendimento para verificar as condições de saúde, serão cuidados, vacinados e depois encaminhados e ficarão disponíveis para a adoção”, explicou o médico veterinário Eliomar Souza.

A operação resultou em um grupo técnico composto pelas instituições de segurança pública, saúde e bem-estar animal, que tem o intuito de continuar dando apoio e promover ações de promoção de saúde e educação. “Um dos próximos passos é a elaboração de uma cartilha, nas versões digital e impressa, que deve circular em escolas e em outras instituições. É um projeto da Dema, que recebe o apoio de todas as instituições parceiras e cada uma dá a sua colaboração, visando o bem-estar animal”, destacou o médico.

A operação “Pará PET” contou com mais de cem servidores que se dividiram em dez equipes e percorreram os bairros de Belém, Ananindeua e Marituba. De acordo com o titular da Demapa, o delegado Waldir Freire, as denúncias de maus-tratos a animais são cada vez mais recorrentes.

"Esses são casos comuns que nos deparamos todos os dias, infelizmente. As pessoas precisam se conscientizar que animal não é brinquedo. Se você se submete a criar, há uma responsabilidade. É preciso dar banho, disponibilizar boa alimentação e um bom local de abrigo", enfatizou.

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo 190 e pelo aplicativo "Iara", por meio do número (91) 98115-9181, que é o Disque Denúncia, e pelo WhatsApp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A operação “Pará PET” foi integrada e contou com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Centro de Zoonoses, Hospital veterinário, OAB-PA, Ministério Público Estadual e Conselho Federal de Veterinária, além da ONG "Au Family".

__________

Agência Belém