IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

PMB anuncia a revitalização do Jardim Botânico de Belém

"O Bosque Rodrigues Alves receberá uma melhor sinalização, será mais organizado e muito mais acessível para quem mora aqui e para quem nos visita”, adiantou o prefeito de Belém

O prefeito Edmilson Rodrigues, anunciou na última sexta-feira, 9, que a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dará início ao processo de revitalização do Bosque Rodrigues Alves, o Jardim Zoobotânico da Amazônia, um dos 1.846 espaços ambientais que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), organização não-governamental que promove a conservação de plantas em jardins botânicos.

“O Bosque Rodrigues Alves receberá uma melhor sinalização, será mais organizado e muito mais acessível para quem mora aqui e para quem nos visita”, adiantou o prefeito de Belém. O titular da Semma, Sérgio Brazão, está na expectativa de inaugurar o espaço o mais breve possível. “A revitalização será encaminhada para que possamos inaugurar o Bosque no final do período de confinamento da população”, afirmou.

O anúncio do Jardim Botânico da capital paraense ocorreu após uma reunião entre o prefeito Edmilson Rodrigues e Sérgio Brazão. No encontro, o gestor da Semma também apresentou ao prefeito um projeto de agricultura familiar conduzido pelo órgão municipal, que busca instalar no município feiras para apoiar a agricultura familiar da Região Metropolitana de Belém (RMB). No espaço serão comercializados diversos produtos orgânicos produzidos por pequenos agricultores. Com isso, espera-se fortalecer o trabalho desenvolvido e fomentar a alimentação saudável na região.

Sérgio Frazão adiantou que o processo de informatização de todo o serviço de atendimento da secretaria está sendo planejado. “Hoje em dia a Semma faz também o controle ambiental e ele agora será modernizado. Então o usuário da Semma, que quer uma licença, vai encontrar menos burocracia, mais agilidade e mais rapidez nesse serviço. Com isso, a pessoa também poderá acompanhar de casa, do escritório, através de um computador, como está o seu processo de licença ambiental”, explicou. O processo de modernização está em andamento e a expectativa da secretaria é que ele seja concluído dentro de cem dias.

No final do encontro entre os gestores foi informado que, a partir de agora, o secretário de meio ambiente de Belém passa a coordenar as Secretarias de Meio Ambiente da RMB que abrange outras nove cidades, além da capital. Com isso, diversas ações de meio ambiente na região devem ser coordenadas pelo município.

_________

Agência Belém