IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Hospitais municipais recebem cápsulas respiratórias para tratamento da Covid-19

O equipamento substitui a máscara de oxigênio e possibilita a redução da necessidade de intubação em até 60%

As caixas com os equipamentos são distribuídos pela Sesma aos hospitaisA Secretaria Municipal de Saúde de Belém já começou a fazer a doação de 30 cápsulas respiratórias, também identificadas como capacetes Elmos, para os hospitais da rede municipal que tratam pacientes com a Covid-19.

O equipamento substitui a máscara de oxigênio e possibilita a redução da necessidade de intubação em até 60%.

Serão destinados sete capacetes para cada hospital da rede municipal, que atende aos casos da Covid: São eles: Hospital Dom Zico, Redentor, PSM do Guamá e PSM da 14 de Março, totalizando 28 capacetes distribuídos.

O Hospital Universitário Barros Barreto, que também atende pacientes da rede municipal em tratamento da Covid-19 em 10 leitos de UTI, também receberá duas cápsulas respiratórias.

“A gente já sabe que esses pacientes que são intubados têm um risco maior de evoluir para óbito. Então, o ideal é só intubar o paciente em última instância. O capacete Elmo ajuda a ganhar tempo. Ele protela a intubação e dá tempo para que o organismo tente se reestabelecer, tente combater a infecção e possa, assim, evitar a intubação. É um recurso importante!”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

As cápsulas de oxigênio foram desenvolvidas no estado do Ceará e foram doadas ao município de Belém pelo movimento União BR e pelo deputado federal Eduardo Costa (PTB), sendo recebidas pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

O equipamento é um capacete transparente, com um filtro antiviral e antibacteriano que é colocado na cabeça do paciente, permitindo que ele tenha uma respiração assistida.

Para garantir que o equipamento seja utilizado corretamente, profissionais da Sesma passaram por um treinamento com a equipe médica responsável pelo capacete Elmo.

“Esses equipamentos são adaptados no paciente e manipulados por fisioterapeutas. Nós designamos quatro fisioterapeutas que foram treinados pela empresa que fez a doação. A partir daí eles treinaram o restante dos nossos profissionais. Então, em todos os hospitais nós temos um profissional que recebeu o treinamento e multiplicou isso no hospital”, explica o titular da Sesma.  

___________

Agência Belém