O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na tarde desta quarta-feira, 03, de uma reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho, para discutir quais medidas podem ser adotadas pelo poder público municipal em relação ao fechamento do aterro sanitário de Marituba, o que está previsto para ocorrer daqui a pouco mais de dois meses.
Participaram da reunião, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, e a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes. “O objetivo é reunir os prefeitos para tentar construir uma solução para o problema, porque as decisões que foram tomadas em relação ao Aurá, as decisões tomadas em favor da instalação do aterro em Marituba já se provaram muito perversas contra a metrópole e contra Marituba, em particular”, pontuou Edmilson Rodrigues.
A secretária municipal de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, disse que o problema é grave, pois envolve questões ambientais em Marituba. "Mas a prefeitura de Belém está trabalhando incansavelmente para encontrar uma solução definitiva para o destino final dos resíduos sólidos", afirmou.
Comitê - Durante a reunião foi debatida ainda a criação de um comitê envolvendo as prefeituras dos três municípios, o governo estadual e outros órgãos da esfera judicial para tratar do assunto, conforme foi determinado pela justiça. "O que nós fechamos aqui é que há uma solidariedade dos municípios. O problema não é só de Marituba, por isso todos têm que estar empenhados em buscar uma solução”, concluiu o prefeito Edmilson Rodrigues.
O aterro sanitário de Marituba recebe resíduos sólidos de Belém, Ananindeua, Marituba e tem previsão para ser encerrado no dia 31 de maio de 2021, por determinação da justiça.
_________
Agência Belém
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05