PM deslanchou operação ″Victum″ com foco no Portal da Amazõnia, no Jurunas; e vias dos bairros do Guamá e Cidade VelhaEm conjunto com diversos órgãos de segurança pública estaduais e municipais, a Polícia Militar deflagrou, a partir desta sexta-feira (28), a operação “Victum”, que vai coibir poluição sonora, aglomerações e tráfico de drogas.
A operação visa a ampliar o combate a essas ações e tem como focos principais o Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas; a avenida Bernardo Sayão, no Guamá; e o bairro da Cidade Velha, lugares onde foi verificada concentração de pessoas, no último fim de semana, descumprindo os decretos estadual e municipal.
São 130 agentes em ação para impedir aglomerações, o funcionamento de estabelecimentos irregulares e garantir cultura da pazParticipam da operação equipes do Detran, Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Economia, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem Pública, Semob e 3ª Vara da Infância e Juventude.
Cerca de 130 agentes atuam na fiscalização de eventos com aglomerações, estabelecimentos irregulares e prevenção contra a perturbação do sossego e crimes violentos.
"Pela manhã, nós realizamos barreira integrada com o Detran, além de operações de saturação. À noite, em conjunto com os demais órgãos, vamos nos dividir em duas equipes: uma concentrada nos bairros do Jurunas, Cremação, Guamá e Condor e outra nos bairros Cidade Velha, Umarizal, Nazaré e Reduto. São ações preventivas e o objetivo é reduzir a criminalidade", explica o comandante do 20° Batalhão, tenente-coronel Anselmo Ed-Lin.
Ainda de acordo com ele, desde o início da operação, no dia 14 de agosto, já foram realizadas prisões por tráfico de drogas e recapturas de foragido.
Assim como o 20° Batalhão, o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Rotam e equipes de motopatrulhamento do Batalhão Águia, intensificam o policiamento durante a operação Victum.
PRODUTIVIDADE
Na primeira noite deste fim de semana de operação, nove bares e restaurantes foram fechados por falta de documentação ou alvará de funcionamento vencido. Os órgãos registraram, ainda, 36 autuações de trânsito, dez veículos removidos, além de 90 pessoas e 163 carros, motos e bicicletas abordados. Ninguém foi preso.
A operação Victum se estende até a noite da próxima segunda-feira (31), buscando garantir um final de semana tranquilo na capital.
___________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05