IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Poder

Pará anuncia plano de restauração florestal durante a “Climate Week” em Nova York

Concessão para restauração florestal em São Félix do Xingu destaca novo paradigma de desenvolvimento sustentável.

Belém (PA), 20/09/2023 - O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, em sua participação na “Climate Week NYC” em Nova York, destacou ontem o papel fundamental dos Estados subnacionais na agenda de sustentabilidade do Brasil. O governador reiterou a liderança que o Pará tem assumido em relação ao tema nos últimos anos.

No painel “Negócios Para a Natureza” no Yale Club, Barbalho anunciou o lançamento do primeiro edital de concessão para a restauração florestal em São Félix do Xingu, uma área de 11 mil hectares. A região, marcada por conflitos florestais e significativas emissões de gases de efeito estufa, será alvo de um projeto de recuperação em parceria com a iniciativa privada.

De 2019 a 2022, o Pará se destacou na agenda climática, impulsionando a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), o Plano Estadual Amazônia Agora e outras ações que equilibram conservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

Barbalho também ressaltou as recentes reduções no desmatamento: "Em agosto, reduzimos os alertas de desmatamento em 70% e, em setembro, 78% em relação ao mesmo período do ano anterior.”

A gestão estabeleceu como meta restaurar 5,65 milhões de hectares até 2030, com um modelo colaborativo entre poder público e iniciativa privada. Sobre a Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá em Belém em 2025, o governador vê como uma chance de solidificar um legado sustentável para o estado.

O evento em Nova York, parte da Semana do Clima, foi organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e pela ‘Re.green’, uma organização internacional focada em restauração ecológica.