IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cooperativa de mulheres privadas de liberdade participa do Amazônia Fashion Week

Internas da Seap participaram do evento de moda mais importante do Norte, no Espaço São José Liberto

As mulheres do Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, que fazem parte da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), confeccionaram as peças produzidas em parceria com a estilista Alcimara Braga, que assinou a mini coleção Metamorfose – Chegou a hora de voar, inspirada na borboleta Blue Morpho,um ícone da Amazônia, e no centenário da Semana de Arte Moderna. O tema da coleção também foi inspirado na transformação que as mulheres vivem dentro da cooperativa dentro do CRF. 

Inicialmente, a ideia era que as cooperadas criassem uma coleção própria para o desfile, e logo a proposta avançou para uma parceria com Braga. “O trabalho delas é riquíssimo, tem bordado, crochê, macramê, costura, elas sabem fazer de tudo. Então tem que estimular esse enorme potencial. Elas ainda não têm dimensão do quanto o trabalho delas pode ter uma grande visibilidade”, afirma a estilista.

Para Gerson Santos, tutor da Coostafe e assessor de projetos da Seap, ver essas mulheres dentro de um local como o Espaço São José Liberto é muito simbólico. “Hoje eu vejo mulheres privadas de liberdade promovendo arte e cultura, mostrando pra sociedade que é possível mudar desde que elas tenham uma oportunidade para que isso seja possível”, ressalta.

De acordo com a estilista, o desfile do Amazônia Fashion Week pode trazer uma boa visibilidade para o trabalho da cooperativa. “Elas já faziam o artesanato, agora tem os trabalhos com acessórios de moda, bolsas e roupas, ou seja, tem tudo pra crescer. Além disso, quando a gente trabalha essa questão da sustentabilidade você agrega valor a coisas que iriam pro lixo e o custo é praticamente zero”, diz.

___

Ag. Pará