IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Sespa promove Dia D de vacinação contra a paralisia infantil

Ação será no próximo dia 22/10, um sábado. Meta é vacinar 95% das crianças com o imunizante

O Dia Mundial do Combate à Poliomielite é celebrado no dia 24 de outubro. Em alusão à data, porém pensando no dia com maior disponibilidade das famílias levarem suas crianças para serem vacinadas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) escolheu o dia 22 de outubro, sábado, para realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a doença, também conhecida como paralisia infantil. Devem estar com a vacinação em dia todas as crianças com idade abaixo de 5 anos.

A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do Estado, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. Para o Dia D da campanha, a Sespa realizou uma convocação de todos os 144 municípios para intensificarem suas estratégias de vacinação para o próximo sábado, instruindo para que as cidades aumentem o número de locais de vacinação e disponibilizem mais profissionais para aplicar os imunizantes.

Ações da Sespa no Dia D

Além de prestar esse apoio aos municípios, a Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da região metropolitana de Belém. No dia 22, Serão disponibilizados imunizantes na unidade móvel de vacinação que está funcionando ao lado da Basílica Santuário durante a quadra nazarena, de 9h às 21h. 

A Sespa realizará vacinação também nos espaços do TerSaúde, ação do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em Icoaraci, Bengui e Atalaia. No domingo, dia 23, as ações de vacinação ocorrerão nas unidades do TerSaúde dos bairros da Terra Firme, Tapanã e Cidade Nova 8. Nestas ações também serão disponibilizados imunizantes contra sarampo, covid, HPV e influenza. O horário de funcionamento será das 8h às 13h.

Já na próxima terça-feira, dia 25, as Usinas da Paz de Marituba, Icuí, Cabanagem, Bengui e Jurunas receberão as ações de vacinação da Sespa. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.

Importância da vacinação

O Secretário de Saúde do Pará Rômulo Rodovalho falou sobre a importância da campanha e o Dia D para a população paraense. “Precisamos aumentar nossa cobertura vacinal contra a poliomielite. É uma doença que há anos não faz parte da realidade do nosso Estado e nem do nosso país. Por isso, vacinar o máximo de crianças possível é fundamental para não convivermos com a paralisia infantil no Pará. Convocamos todos os nossos municípios para não medirem esforços e vacinarem suas crianças”, declarou.

O Ministério da Saúde traçou como meta para afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O estado do Pará no momento está com 47,18%. Visando melhorar os números, a Sespa vem intensificando os esforços diretamente com os 144 municípios do estado.

Por ser uma doença considerada erradicada no Brasil desde 1994, famílias por todo o país negligenciam a importância da vacina e a gravidade da pólio. Porém, países pelo mundo inteiro registram o retorno da doença, principalmente na África e na Ásia. Os Estados Unidos e Reino Unido estão alertas e intensificando a vacinação das crianças, principalmente após serem encontrados vírus da poliomielite em amostras de água de água de esgoto de cidades como Nova York e Londres. 

Assim como o resto do mundo, o Brasil sofre com movimentos antivacinas e divulgação de fakenews relacionadas à vacinação contra poliomielite, o que atrapalha o país e o Pará a alcançarem a meta de cobertura vacinal. O Brasil possui uma história importante com a vacinação. O imunizante contra a paralisia infantil é utilizadado por aqui desde a década de 60 e foi fundamental para mudar a realidade de gerações que se acostumaram a ver pessoas convivendo com sequelas da doença, como as atrofias musculares, principalmente nas pernas.

Ações contra a poliomielite

Durante o mês de setembro, ocorreu uma campanha nacional de vacinação contra poliomielite. Visando ampliar a cobertura vacinal do Estado, a Sespa estendeu a campanha pelo mês de outubro inteiro. Além disso, realizou ações especiais no dia do Círio das Crianças, no Dia das Crianças, disponibilizou imunizantes nas sedes do TerPaz nos bairros do Paar, Icuí, Cabanagem, Terra Firme, Bengui e Jaderlândia.

___

Ag. Pará