IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Parada LGBTI+ volta às ruas de Belém e celebra cidadania e resistência

A 20ª edição da Parada LGBTI+ levou uma grande quantidade de pessoas às ruas de Belém na tarde deste domingo, 25, no trajeto da avenida Presidente Vargas até à praça Floriano Peixoto, no bairro de São Brás.

O evento, promovido pelo Grupo Homossexual do Pará (HGP), celebrou os 20 anos de existência da Parada, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual ( CDS) e diversos outros órgãos municipais. 

Lugar de fala e de luta - “É lindo ver a comunidade LGBTI+ assumir o seu lugar de vida, o seu lugar de fala, o seu lugar de luta, o comando do protagonismo, o combate a essa violência que seifa vida de pessoas trans, violência contra gays, lésbica. De modo que, o combate ao preconceito e a afirmação de políticas de reconhecimento, cabe a nós apoiar, mas cabe ao movimento comandar a luta, assumir o protagonista da luta. E o movimento LGBTI+ está sabendo demonstrar a sua capacidade de protagonizar o seu lugar. Viva a comunidade LGBTI+”, comentou o prefeito. 

Segundo a ativista do movimento LGBTI+, Isabella Santorinne, realizar o evento depois de dois anos, é uma vitória. “Nós conseguimos voltar às ruas com toda a segurança, para realizar a vigésima Parada do Orgulho LGBTQI+ de Belém, com o tema 20 anos de luta e resistência. Luta essa que a gente emplaca todos os dias, lutando por direitos, por cidadania, por políticas públicas, por estarmos resistindo nessa sociedade que, infelizmente, ainda é muito LGBTIfóbica", comentou.

Serviços - A Prefeitura de Belém atuou no apoio à Parada LGTBI+, por meio da CDS, com ajuda na estrutura; com agentes da Guarda Municipal, na segurança; e com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), no apoio do trânsito durante o trajeto do trio do evento.

___

Ag. Belém