IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Primeiro dia de shows da Bienal de Artes agita a Aldeia Cabana em Belém

O público atendeu ao chamado da Cultura e compareceu à Aldeia Cabana.

O palco Âncora recebeu na noite desse terça-feira, 20, as primeiras atrações musicais da I Bienal de Artes. A Aldeia Cabana David Miguel foi o local das apresentações de artistas locais e nacionais.

Um cortejo cultural abriu as apresentações na Aldeia. Os grupos de Bois, Toadas e Pássaros caminharam na avenida Pedro Miranda, próximo à travessa Lomas Valentinas, ao som do cantor Elói Iglesias, até o o palco montado dentro da Aldeia Cabana. O prefeito Edmilson Rodrigues participou da caminhada e destacou a explosão cultural que Belém vai viver nos próximos seis dias.

"As pessoas vão querer sempre essa explosão cultural. Belém será, cada vez mais, a capital das artes. E em 2024 teremos mais Bienal. Hoje, estamos iniciando essa etapa de diversas apresentações nacionais", comentou o prefeito.

Auto - O cortejo contou com a participação dos integrantes do Auto do Círio. Componente do grupo, Nilza Cardoso, de 45 anos, comentou sobre a emoção de participar, pela primeira vez, do Auto do Círio e de começar logo na Bienal.

“É o meu primeiro ano no Auto do Círio. Eu acho muito importante participar dessas ações, porque a cultura pode mudar muitas coisas na cidade, na questão de educação, comportamento e até mesmo oportunizar empregos”, comentou.

Show - As apresentações no palco se iniciaram com o show "Para Sempre Ruy", em homenagem à obra do poeta e músico paraense Rui Barata, e levou 14 composições interpretadas por 20 artistas, entre eles Mahrco Monteiro,  banda Warilou e Eloi Iglesias. 

Novidade - O prefeito Edmilson Rodrigues destacou o espetáculo realizado na Aldeia Cabana e anunciou que o espaço receberá uma estátua de David Miguel, compositor que dá nome ao local. "A Aldeia homenageia David Miguel, compositor, preto, genial, paraense. Este lugar que recebe artistas nacionais como Simone, Tereza Cristina, Zeca Baleiro e receberá diversos artistas paraenses".

"São 30 pontos que estão sendo tomados por alguma atividade, sem contar com a Festa Literária, que acontece no Centur, de modo que é uma ebulição cultural, Belém é hoje a capital nacional das artes, espero que seja eternamente”, comentou o gestor municipal. 

Simone - A primeira noite da Bienal de Artes se encerrou com o show da cantora Simone. A artista cantou diversas sucessos, como "Canta Canta, Minha Gente"  e "O Que é, O Que é". 

A professora Joana Machado, de 52 anos, acompanhou as apresentações e exaltou a cultura de Belém. "Belém precisava reviver isso, a cultura dos nossos acentestrais, nossa cidade não deve nada a nenhuma", desabafou.

Após o show, a cantora Simone recebeu o prefeito Edmilson Rodrigues. A artista interagiu com o público e agradeceu à cidade.

Interação - “Cultura é sempre bom, não pesa, não engorda, não faz mal, só faz bem. Eu amei, eu acho que foi muito claro o que senti com vocês e o que vocês me passaram, a gente se tornou apenas um, foi maravilhoso, foi uma interação genial, muito obrigada. Eu quero cultura, nós estamos lutando durante esse tempo, essa escassez que vem sendo terrível, e o povo também quer a cultura, aliás merece. Eu deixo a Belém o meu muito obrigada, estou muito grata, amei, eu tô feliz”, comentou a cantora.

___

Ag. Belém