IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Festa Literária de Belém recende cultura e dá acesso a livros

O evento faz parte da I Bienal de Artes de Belém, e seguira até o dia 23 de setembro.

Nessa sexta-feira (16), no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), iniciou a 1° Festa Literária de Belém (Flibe), promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

A praça do Povo, no Centur,  ficou lotada por visitantes que passearam pelos estandes de livro, feira de artesanato e acompanharam diversas apresentações culturais. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, abriu a Flibe e destacou como a prefeitura busca incentivar a leitura. 

"A Festa Literária é um incentivo à leitura, um incentivo a ler o mundo. É um esforço dos servidores públicos da prefeitura e de toda a sociedade, no sentido de realizar um encontro festivo, porque é a alegria de acessar e ler um livro, de ler um romance, de ler uma poesia, de adquirir e trocar obras. Realmente é uma festa em favor do futuro socialmente justo e ecologicamente correto", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Homenageados - Na primeira edição, a Flibe vai homenagear quatros escritores paraenses: Antônio Juraci Siqueira, Heliana Barriga, João de Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus.

"É uma honra ser homenageada, ainda mais nesta Festa Literária que mostra toda a nossa literatura e fortifica os nosso escritores" comentou a professora Zélia Amador.

Programação - Ainda na programação da Flibe serão realizadas exposições e venda de livros de autores independentes e editoras locais, oficinas de formação em artes e em educação, palestras, bate-papos sobre literaturas (afro-brasileira, indígena, LGBT+, periféricas, de cordel, infantojuvenil, feminista, dentre outras) e apresentações artísticas das produções das escolas municipais.

Livro-bônus - Todos os trabalhadores da educação que atuam na rede municipal de ensino poderão terão o "Livro Bônus ", que disponibiliza o valor de R$ 200 para ser gastado nos estandes de livro.

A servidora pública estadual Márcia Marques, de 47 anos, aproveitou a abertura da Flibe e garantiu dois livros. "Estou dando uma volta e conhecendo os estandes. Um evento desse que a prefeitura tá promovendo, ao meu ver, é para que as pessoas estejam mais atentas à literatura paraense e aos escritores daqui", comentou. 

Festa linda - De acordo com secretária municipal de Educação  (Semec), Márcia Bittencourt, o evento busca promover a literatura de Belém e do estado. "A festa está linda, essa é a hora de comprar livro dos nosso escritores paraenses, dos nossos professores. Essa é a primeira de um série de festas literárias".

Serviço - A Festa Literária de Belém segue até sexta-feira, 23 de setembro, e pode ser visitada das 9h às 21h, na praça do Povo, no Centur, localizado na avenida Gentil Bittencourt.

***
Ag. Belém