IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Festival de Música leva ritmo, dança e animação à Aldeia Cabana

O festival é promovido pela Prefeitura de Belém vai premiar os artistas em cinco categorias: melhor música, melhor intérprete, melhor arranjo, melhor letra e aclamação popular.

A Aldeia Cabana respirou música no primeiro dia da quarta edição do Festival de Música Brasileira, prêmio Paulo André Barata, realizado na noite de ontem, quinta-feira, 15. O festival é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), e vai premiar os artistas em cinco categorias: melhor música, melhor intérprete, melhor arranjo, melhor letra e aclamação popular. 

Foram 24 artistas selecionados para a segunda fase do festival. No primeiro dia, 12 intérpretes apresentaram suas canções, que foram desde a Música Popular Brasileira (MPB) até samba e carimbó. Uma mistura de ritmos que contagiou os espectadores, que compareceram à Aldeia Cabana e puderam acompanhar, de forma gratuita, o festival.

Fomento - A bibliotecária Tereza Lima, de 65 anos, dançou, cantou e vibrou com as músicas. A servidora pública destacou a importância da prefeitura fomentar a cultura, depois de tantos anos sem espetáculos culturais na cidade.

"Para mim é uma felicidade imensa ver esse festival de música em Belém, mais uma vez. Nossa cidade precisa de eventos assim, nós temos muita cultura para fazer e mostrar", comentou a servidora.

Bienal - O festival faz parte da 1ª Bienal de Artes de Belém, que será promovida entre os dias 20 e 25 de setembro, com a fase final do festival sendo realizada durante o evento.

O prefeito Edmilson Rodrigues compareceu à Aldeia Cabana e acompanhou todas as apresentações. Segundo o gestor municipal, é de grande importância Belém voltar a respirar cultura.

"É uma verdadeira explosão cultural na cidade. Poucas cidades falam de tantas riquezas, tantos ritmos, todas as manifestações da alma e da criatividade humana, como Belém. O festival atraiu mais de 200 composições, com autores do Brasil todo, e agora 24 que vão ser apresentadas, para selecionar as finalistas. Realmente, mostrando o poder de criação do povo brasileiro neste evento, realizado na Bienal de Artes de Belém", disse o prefeito.

"Deixamos de ter bienal de arte por 16 anos e, agora, para compensar, temos a 1º Bienal de Artes e o 4º Festival  de Música Brasileira. Realmente é uma satisfação poder realizar esse momento na Aldeia Cabana, que é um projeto por mim, como arquiteto, concebido, envolvido com outros colegas da arquitetura", comentou.

Emoção - Compositor e intérprete da canção "Tambores", o artista Tammil Paixão foi o quinto da noite a se apresentar no festival e não escondeu a emoção por mostrar o seu trabalho. “Um festival dessa envergadura sempre traz pra gente uma oportunidade de conhecer e rever todos os artistas da área da música, e também trocar as criações, a criação que você tá trazendo e também a que tá levando. Isso que é importante, essa dinâmica. Já estava em tempo de presenciar festivais como esse. Isso nos deixa animados”, declarou o artista.

A noite de shows se encerrou com a apresentação da pianista Carla Ruaro.

As apresentações da segunda fase do IV Festival de Música Brasileira seguem nesta sexta-feira, 16, a partir das 19h, na Aldeia Cabana, com 12 artistas se apresentando.