IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

No Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro, Prefeitura de Belém certifica 360 concluintes

Maria Oliveira tem 60 anos e 11 filhos. Ela comemorou a certificação em turma da Ejai, dia 2 de junho de 2022, na Escola Municipal João Nelson Ribeiro, localizada no bairro do Telégrafo.Nesta quinta-feira, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Alfabetização, e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Semec), em parceria com movimentos sociais e diversas instituições, possui a meta de alfabetizar na cidade 11 mil pessoas, até 2024. Estão incluídos os indígenas da etnia Warao, tanto na Língua Portuguesa, quanto em sua língua materna, o Espanhol. 

Esse desafio se dá por meio do Alfabetiza Belém, que é um programa prioritário da Prefeitura, com objetivo reduzir o número de pessoas não alfabetizadas na capital paraense. 

Dos 795 estudantes em processo de alfabetização, 360 são certificados

E para festeja mais um resultado positivo do Alfabetiza Belém, a Prefeitura certifica os primeiros 360 concluintes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), que soma hoje 795 estudantes em processo de alfabetização nas escolas do município.

A solenidade de formatura acontece nesta quinta-feira, 8, às 18h30, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Alzira Pernambuco, no Marco.

O evento terá a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária municipal de Educação, Márcia Bitencourt; servidores; professores; pais; e alunos. 

Ao todo, a Ejai conta com 4.711 pessoas matriculadas nas quatro totalidades, em 172 turmas. A iniciativa na rede municipal é denominada "Alfabetiza Belém com a Ejai".

Em 2021, o projeto Alfabetiza Belém instalou uma turma piloto de alfabetização de jovens, adultos e idosos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Icoaraci (Centro POP de Icoaraci), garantindo a alfabetização de 20 pessoas.

Parcerias - O Alfabetiza Belém envolve a Prefeitura, por meio da Semec, Movimentos Sociais, as universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e instituições das esferas municipal e estadual. Em 39 turmas espalhadas pela cidade, 55 educadores populares atendem 653 pessoas acima de 15 anos. 

Programação –  Haverá uma apresentação musical de flauta de barro da professora Sílvia Barbosa. Em seguida, será composta a mesa solene. Após a cerimônia, haverá apresentação de roda de carimbó.

 

Ag. Belém