IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Estratégia Saúde de Família de Belém passa a funcionar no sábado

São 4 as unidades de saúde de Belém que passam a funcionar também aos sábados

Médica da ESF Pirajá, Nassara Vaughan, durante o plantão aos sábadosAgora as ESFs Tapanã III, da Condor, do Canal do Pirajá e da Água Cristal passam a funcionar até aos sábados, sempre das 7h às 12h. Elas fazem parte da Estratégia Saúde de Família (ESF) de Belém passaram a funcionar com o horário estendido a partir do ultimo final de semana, sempre das 7h às 12h.

Estas unidades funcionam com horário estendido dentro do esquema do programa "Saúde na Hora", que tem o objetivo de ofertar à população serviços como consultas médicas, vacinação, preventivo e outros que fazem parte da rotina da unidade de saúde.

"A ideia é atender a população que não tem condições de comparecer e ter acesso aos serviços de saúde durante a semana. A ideia do programa é atender a população trabalhadora", explica Camilo Pereira, coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Belém.

Atendendo a demanda 

Uma das unidades que já está funcionando como Unidade Saúde na Hora é a ESF Canal do Pirajá. A gerente da unidade Renê Campos conta que a população está atendendo ao chamado e indo se consultar aos sábados.

Médica da ESF Pirajá, Nassara Vaughan, durante o plantão aos sábados"Algumas consultas já deixamos previamente agendadas para que ocorressem neste sábado, mas recebemos muita demanda espontânea também", ressalta.

A professora Rosana Sousa aproveitou o sábado para se consultar na ESF Tapanã III. "Trabalho a semana toda. No horário de funcionamento normal da unidade sempre estava trabalhando e não conseguia me consultar. Achei ótimo quando soube que o posto começaria abrir aos sábados", comemorou.

Saúde na Hora - Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, o programa busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido. 

Além de ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, o programa prevê ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal, além de fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária, diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares, dentre outras ações.