IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Arraial do Pavulagem volta às ruas de Belém neste domingo, 12

Milhares de brincantes participam do arrastão do Arraial do Pavulagem neste domingo, 12, em Belém

As famosas fitinhas coloridas tomaram conta de toda Praça da República, descendo pela av. Presidente Vargas até à Praça dos Estivadores neste domingo, 12. As mãos da multidão balançando o chapéu de palha colorido marcaram a retomada do tradicional Arrastão do Pavulagem, após dois anos sem a tradicional festa popular que anima a capital no mês de junho, impedido pela pandemia da covid-19. 

O retorno do arrastão, também comemora os 35 anos da festa, que é uma das uma das grandes expressões culturais paraenses.

Com o tema "Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem" a organização do evento pensou em cada detalhe para acolher e oferecer aos participantes, que se concentraram desde às 8h na Praça da República para a saída do Arrastão do Pavulagem.

Círia Albuquerque festeja o retorno do Pavulagem pelas ruas do centro da capital paraense"É uma felicidade muito grande. Quando chegamos aqui choramos. Tô emocionada de está aqui com todas essas pessoas e meus amigos. Eu só tenho que agradecer, pois é muita emoção", contou a pensionista, Círia Albuquerque, 53 anos, que participou na comissão de frente, como uma das porta-estandartes do Arraial.

Para incentivar o movimento cultural, a Prefeitura de Belém proporciona ações integradas das secretarias municipais, durante o período do festejo.

O presidente da  Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, explica que a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, garante o apoio ao Arraial do Pavulagem. "Nós cuidamos não só da organização em relação à praça, mas também na infraestrutura para que essa magnífica manifestação cultural possa ser realizada", ressalta.

Programação - Os próximos arrastões ocorrem nos dias 19 e 26 de junho e 3 de julho, com concentração às 8h, na Praça da República, saindo pela av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.

________________

Joyce Assunção | Ag. Belém