IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Hoje é Dia: veja datas e feriados de junho de 2022

Confira os destaques do mês de junho na seção Hoje é Dia

O mês de junho de 2022 terá um dia de ponto facultativo nacional: é o dia de Corpus Christi (que não está na lista de feriados nacionais), que, neste ano, cai no dia 16 de junho. O mês, aliás, é recheado de comemorações religiosas.

É em junho que são lembrados três santos católicos: santo Antônio (no dia 13), são João (no dia 24) e são Pedro (no dia 29). Depois de dois anos de festejos cancelados (por conta da emergência sanitária imposta pela covid-19), os brasileiros voltam a se encontrar para celebrar, em todos os cantos do país, as tradicionais festas juninas.

Junho também tem o início do inverno no hemisfério Sul. O solstício, também conhecido como o “dia mais curto do ano”, será no dia 21 de junho. Em 2022, a estação mais fria do ano começa no Brasil exatamente às 6h13 deste dia.

O mês é marcado, ainda, pelo centenário de duas figuras marcantes no mundo da arte. Logo no dia 1º, o nascimento da atriz fluminense Abigail Izquierdo Ferreira, mais conhecida como Bibi Ferreira, completa 100 anos. No dia 10, completa-se um século do nascimento da atriz, cantora e compositora norte-americana Judy Garland - a eterna Dorothy do clássico O Mágico de Oz.

No dia 26, o cantor, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil completa 80 anos de vida. Quem também “faz aniversário” é a Marinha do Brasil. A fundação das Forças Armadas Marítimas completa 200 anos no dia 11 de junho - data em que também é celebrado o “Dia da Marinha do Brasil”.

As datas são alguns dos 149 fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, cultura, ciência, a personalidades, sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

_________________

Edgard Matsuki | Ag. Brasil