IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Fique por dentro de todas as mudanças e novas regras da CNH

Veja agora quais foram as principais mudanças na nova CNH e o que elas mudam para você

Se você pretende tirar a sua CNH pela primeira vez ou por algum motivo terá de emiti-la de novo, saiba que elas podem já não ser mais como você lembrava. Isso acontecerá, porque algumas novas regras foram criadas, então muito se engana quem pensa que elas ainda não estão valendo.

Veja também: 1 de junho: nova CNH começa a ser emitida hoje no Brasil; veja o que muda na carteira de habilitação

O governo já deixou claro que todas as novas normas já estão em vigor desde o início no começo de 2022.

E é exatamente por causa disso que muitas pessoas estão morrendo de curiosidade para saber o que de mais importante mudou, afinal de contas, os motoristas precisam se adequar. Bem, talvez a principal mudança agora é que o processo para ter a sua primeira habilitação irá durar até 1 ano.

Também está previsto uma norma de que cabe ao estado comunicar ao motorista de que o seu documento está para vencer. É isso mesmo! E prazo mínimo para isso é 30 dias antes do vencimento.

Mas é claro, aos órgãos cabe apenas a notificação, pois o motorista ainda terá de correr atrás de resolver toda a situação. É um processo tranquilo, na verdade, se for o seu caso, basta procurar o Detran mais próximo.

Outra coisa constatada é a obrigação de fazer um novo exame físico e mental a cada 10 anos, porém esses exames vão ter de ser feitos em clínicas que sejam associadas ao Detran, não em qualquer médico que você conheça.

Para quem tem a carteira de categoria C, D e E será necessário também alguns exames toxicológicos para a comprovação da capacidade de conduzir os respectivos veículos.

Lembrando que ainda existem regras específicas para que uma pessoa possa tirar a sua primeira habilitação, sendo elas:

  • Ter RG, CPF e comprovante de residência
  • Saber ler e escrever
  • Já ter 18 anos completos

Com tudo isso em dia, o futuro motorista precisa apenas preencher um formulário de inscrição que se encontra disponível online antes de pagar a taxa de inscrição que é cobrada em seguida.

A etapa dos exames de aptidão física e mental, além do exame psicológico, vem logo depois tido. Tudo pensado com o objetivo de provar que você tem total capacidade de dirigir.

Depois basta que você cumpra as 45 horas de curso teórico e de condução que são exigidas pela lei. É preciso fazer as aulas práticas e ser aprovado nas provas para isso também.

Também é necessário lembrar que o curso prático só pode começar depois que o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) for efetuado. E fique atento: existe uma quantidade de hora-aula mínima que deve ser cumprida, mas ao chegar ao fim de tudo isso, você só precisará passar no exame de direção veicular, que também precisa ser pago.

________________

Alana Fernandes | Edital Concursos