IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Atualidades

Semana do Meio Ambiente de 2022 é aberta no Porto Futuro, com inauguração de ecoponto

A Semana do Meio Ambiente visa conscientizar a população para temas relacionados ao meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente de 2022 foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (3), no Porto Futuro, em Belém, em cerimônia que contou com presença de diversas autoridades do estado, atrações culturais e com a entrega do Ecoponto, um posto de coleta seletiva instalado no local. Este ano, o evento tem como tema “Uma só Terra, um só Ambiente", que tem como foco uma vida sustentável em harmonia com a natureza. A Semana apresenta atrações como atividades de práticas esportivas, de educação ambiental, exposições, feiras, apresentações de produtos da bioeconomia, shows musicais e grupos folclóricos.

A Semana do Meio Ambiente 2022 é promovida de forma integrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio do Sebrae/PA.

As diversas ações promovidas pela Semana do Meio Ambiente visam conscientizar a população para temas relacionados ao meio ambiente, como descarte adequado de resíduos, necessidade de implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável no estado, que possa garantir geração de renda mantendo a floresta em pé, educação ambiental.

A cerimônia no Porto Futuro foi aberta por cortejo do Boi Marronzinho, do bairro da Terra Firme. Em seguida, após a abertura oficial do evento pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O'de Almeida, e pela presidenta do IDEFLOR-BIO, Karla Bengtson, foi inaugurado o ecoponto instalado no local, onde são esperadas cerca de 2.500 descartes de material reciclável por mês, com recebimento estimado de 3 toneladas de resíduos nos primeiros meses de funcionamento. 

O segundo ecoponto a ser instalado durante a Semana do Meio Ambiente estará localizado na entrada do segundo portão do Parque Estadual do Utinga, e será inaugurado neste sábado (4). Os postos de coleta seletiva são entregues pelo Governo do Pará, por meio da Semas.

Os ecopontos são instalados em estruturas semelhantes a contêineres, com 30 metros quadrados, e foram desenvolvidos em parceria entre Semas e Instituto Alachaster, que irá operacionalizar o espaço. Agentes ambientais estarão presentes nos locais para evitar o descarte indevido e prestar esclarecimentos à população em relação ao destino correto de resíduos recicláveis. As entregas de material reciclável poderão ser feitas nos ecopontos aos sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 16 horas. Poderão ser entregues materiais plásticos, de metais, papel, vidro e papel. Também serão recebidos óleo de cozinha, materiais de escrita, esponjas de cozinha, sombrinhas, guarda-chuva e eletrônicos, entre outros. Após a inauguração do Ecoponto, a programação seguiu com apresentação do Boi Marronzinho.

"A Semana do Meio Ambiente é um chamado à reflexão por parte da população. O tema deste ano, 'Uma só Terra, um só Ambiente', lembra que o meio ambiente e a agenda climática não são assuntos que interessam só aos ambientalistas. Tem que ser uma causa da população em geral, do cidadão comum, que vive esta causa em seu dia a dia. Não podemos separar as demandas urbanas, como saneamento, resíduos sólidos, abastecimento de água, mobilidade, de questões como o desmatamento, mudanças climáticas. Uma coisa está ligada a outra. Precisamos que a população de Belém possa interagir com essas agendas todas. Por isso, estamos instalando estes ecopontos no Porto Futuro e no Parque do Utinga. O Ecoponto é uma iniciativa que está tendo muito sucesso nas praias do Pará. Parece trivial, mas é um chamado para as pessoas entregarem resíduos recicláveis. Vamos implantar esta cultura de seletividade. Vamos fazer deste Estado um exemplo de Biodiversidade, de preservação da natureza, de Bioeconomia, com cuidado com a floresta e com as pessoas. Vão ser dias de movimentação cultural, de reencontro com nossa ancestralidade",  declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, reforça que o Instituto trabalha ações de educação ambiental junto à moradores do entorno das Unidades de Conservação (UCs), e estudantes da rede de ensino estadual, municipal e a sociedade como um todo, reforçando a importância de cada um no processo de preservação e conservação do meio ambiente. “A Semana do Meio Ambiente 2022, com o tema 'Uma só Terra, um só Ambiente', abre um debate com a sociedade, sobre os impactos causados ao meio ambiente, provocados pela atividade humana, precisamos entender que há uma necessidade urgente de mudança de atitude, pois viver em equilíbrio com a natureza é fundamental para garantir a melhoria na qualidade de vida de todos, considerando que compartilhamos uma só terra”, reforçou a presidente.

Na abertura do evento, foram apresentadas as bio esculturas criadas especialmente para o evento e instaladas no Porto Futuro. Confeccionadas em miriti e jupati, as obras representam peixes pirarucu e medem de três a seis metros e meio. As bioesculturas são uma releitura do trabalho do professor da Universidade Federal do Pará e artista plástico, Bruce Macedo, e trazem o olhar artístico da cenógrafa e escultora Glauce Rocha.

Nesta sexta, também foi aberta no Porto Futuro uma feira de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, exposição de Sistema Agroflorestal (SAF) em apresentações didáticas instaladas em vasos com amostras de fauna, solos, plantas, sementes e madeira.

Para a jornalista Nayara Cohen, presente no local para assistir ao evento, é importante despertar a conscientização das pessoas sobre descarte correto de resíduos recicláveis e para a importância da conservação do meio ambiente. "É muito legal este trabalho de conscientização. É importante conscientizar sobre um melhor descarte do lixo,  um melhor cuidado com os resíduos, um repensar sobre a reciclagem. Inclusive, a escolha dos convidados da programação foi muito boa. Eu conheço o trabalho do Boi Marronzinho e eles sempre tem em suas atividades a valorização do cuidado com o bairro, do cuidado com os rios."

___________________

Aline Saavedra | Ag. Pará