IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Um dos remédios mais usados do mundo pode reduzir mortes por Covid-19, diz estudo

A eficácia de diversos remédios contra a Covid-19 ainda é analisada na tentativa de encontrar fórmulas mais eficientes para combater a doença. Agora, foi revelado que o ácido acetilsalicílico (popularmente conhecido como aspirina), um dos analgésicos mais utilizados em todo o mundo, pode contribuir para uma redução nas mortes pelo vírus.

O estudo norte-americano foi feito na  Universidade George Washington e contou com a participação de 112 mil pessoas que foram infectadas com Covid-19. Os participantes tinham idades entre 18 e 80 anos, mas a maior parte estava na faixa dos 60. Do grupo, 15.272 receberam uma dose diária de 81 mg de Aspirina por cinco dias, o restante fez um tratamento convencional.

Remédio contra a Covid-19

Entre os que tomaram o remédio e tiveram Covid-19,  76% sofriam de pressão alta, 55% de doenças cardíacas e 51% tinham diabetes antes de serem internados. O monitoramento ocorreu entre janeiro de 2020 e setembro de 2021 em 64 unidades de saúde dos EUA.

A conclusão do estudo publicado na revista JAMA é de que pacientes com sintomas moderados medicados com a aspirina podem ter uma redução no risco de morte de até 15% se forem medicados nos primeiros dias de hospitalização. Além disso, o uso do remédio também registrou uma redução de 29% do risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

“Essa pesquisa é vital para fornecer a médicos e pacientes tratamentos eficazes e acessíveis para a Covid-19 para ajudar a reduzir as taxas de mortalidade hospitalar e ajudar as pessoas a se recuperarem dessa doença potencialmente devastadora” explicou o diretor do Instituto de Biologia Computacional (CBI) da Universidade George Washington, Keith Crandall, que participou da pesquisa.

Aspirina é um medicamento muito utilizado contra inflamações e popular devido ao baixo custo. Ele atua como antiinflamatório, antitérmico e analgésico. Além disso, o remédio ainda atua como anticoagulante, o que contribuiu para os resultados contra a Covid-19.

________________

Olhar Digital