IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura entrega novo Centro de Testagem e Aconselhamento

Um espaço amplo, com laboratório, consultórios, salas de testagem e aconselhamento e vacinação, para pessoas com HIV/ Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entregou o novo Centro de Testagem e Aconselhamento Rayssa Gorbachofh (CTA), na tarde desta terça-feira, 18.

O espaço fica na travessa Rui Barbosa, entre a travessa Boaventura da Silva e avenida José Malcher, no bairro do Reduto, e já conta com serviço de aconselhamento, diagnóstico e tratamento contra doenças infecciosas. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega e conheceu o novo local que, a partir desta nova instalação, terá os serviços para atendimento em tuberculose e hanseníase, além da educação em saúde.

Dignidade - “O CTA tem um papel muito importante na saúde pública, porque é um centro de testagem e, ao mesmo tempo, recebe com dignidade as pessoas, realiza os testes, já aplica medicamento, então, é um espaço que dá dignidade a quem está em dúvida se contraiu alguma doença infeciosa ou não. Então, ele é parte de toda uma estratégia de saúde integral humana para todas pessoas: homens, mulheres, crianças, idosos, a comunidade LGBTQIA+, as pessoas negras", comentou o prefeito. 

Atendimento – O espaço já está funcionando e oferece testagem rápida para HIV, Sífilis Hepatites B e C, aconselhamento pré e pós-teste, atendimento clínico geral, tratamento de IST. 

A novidade do novo CTA é a sala de imunização, que disponibilizará vacinas contra Hepatite B, Influenza, HPV e covid, para os usuários do centro.

Homenagem - O CTA Rayssa Gorbachofh homenageia a travesti Rayssa, falecida há 10 anos. Ela lutava pelos direitos humanos e era militante da luta contra a HIV/AIDS. Rayssa era referência nacional nas questões relativas à luta contra AIDS, participando de campanhas do Ministério da Saúde. 

__________

Agência Belém