IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Estado forma frente emergencial após colisão que interditou a Ponte de Outeiro

Uma embarcação já está transportando gratuitamente a população que precisa se deslocar entre o centro de Belém e o distrito de Outeiro

Logo após o registro da colisão de uma balsa com um dos pilares centrais da ponte Enéas Martins, mais conhecida como Ponte de Outeiro, na manhã desta segunda-feira (17), o governo do Estado criou uma frente emergencial de trabalho, com agentes da Coordenadoria da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Polícia Científica, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Estado de Transportes (Setran), para atuar nas investigações das causas do acidente e garantir a travessia da população com segurança entre o distrito de Outeiro e o centro de Belém.

O acesso à ponte foi fechado por viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros, a fim de evitar quaisquer riscos à população. De acordo com o tenente-coronel Jacob Macieira, comandante do 26º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Icoaraci, duas lanchas e um bote foram deslocados para o local da ponte, sobre o Rio Maguari. O comando operacional foi à área iniciar o trabalho de avaliação dos danos causados pelo impacto.

"Essa parte técnica nós iniciamos logo, justamente para termos um melhor conhecimento dessa ocorrência e assim poder ajudar nas ações, tanto do governo estadual quanto da Prefeitura de Belém. E damos apoio na parte marítima, e nos aliamos à PM para fechar totalmente o acesso à ponte", informou o tenente-coronel.

Mobilidade - Cerca de 50 agentes do Detran atuarão, em regime de escala, na operação ininterrupta de travessia por um ferry boat, com capacidade para 600 pessoas e 75 veículos. A embarcação foi disponibilizada pelo Governo do Pará para fazer viagens gratuitas, conduzindo passageiros e motoristas entre Outeiro e o centro da capital. Cada deslocamento dura em média 30 minutos. O serviço funcionará 24 h até nova determinação.

O ferry boat está garantindo o transporte gratuito de pessoas e veículosO funcionário público Daniel Barbosa Carmo, morador do distrito de Icoaraci, utilizou o ferry boat no final da tarde. Mesmo com algum tempo de espera por causa das filas, ele reconheceu a importância da rápida atuação do governo do Estado para garantir a mobilidade dos moradores.

"Isso significa que o governador está ‘antenado’ às necessidades da população. Gostei bastante dessa rapidez, dessa ação conjunta entre governo e município. Isso é muito importante", afirmou.

Logística - Bento Gouvêa, diretor Técnico-Operacional do Detran, informou que o órgão está fazendo a triagem de pessoas, motos, caminhões e carros menores. A equipe ficou na esquina da Travessa do Cruzeiro organizando o acesso à balsa e aos barcos menores. "O ferry boat vai funcionar 24 h, e nós ficaremos aqui para atender à população que precisa. A Setran está fazendo um reparo na rampa do trapiche, para dar mais segurança ao acesso", explicou.

Inicialmente, 12 servidores do Detran atuam em dois pontos, na capital e em Outeiro. "Mas precisaremos estabelecer uma escala, já que o trabalho é ininterrupto. Então, a gente multiplica esses 12 por quatro", acrescentou o diretor. Ainda de acordo com Bento Gouvêa, a Setran deve avaliar nos próximos dias se haverá necessidade de colocar mais uma embarcação para as travessias.

Ainda pela manhã, o titular da Setran, Adler Silveira, supervisionou o início do traslado para Outeiro e vistoriou o trabalho técnico de avaliação da ponte. "Vamos avaliar e agir, para que, o quanto antes, a normalidade retorne. O importante, neste momento, é iniciarmos um trabalho de avaliação do grau do sinistro ao que a ponte do distrito foi submetida, possivelmente a colisão de alguma embarcação de grande porte com o pilar central, deixando a estrutura vulnerável", disse o secretário.

____________

Agência Pará